O Virtual Boy

Quem pensa que a Nintendo está sendo revolucionária com o Wii está muito enganado. Em 1995 a Nintendo lançou um console chamado Virtual Boy. O aparelho consistia de um visor e um joystick. Como jogava-se com um visor colocado nos olhos tal como um óculos e não com uma tela de televisão, a imersão e a sensação de realidade virtual seria muito maior. Eu lia sobre ele na revista Ação Games e nem acreditava nas maravilhas prometidas. Tudo pra dar certo não é ? É, mas foi um fracasso. Num tempo em que existiam jogos sensacionais para Mega e SNES, os jogos lançados para esse console pareciam um lixo. Pra comecar não dava pra grudar o aparelho no rosto, era necessário apoia-lo numa mesa, conforme mostra a foto.

virtual boy
A decepção

Além disso, para não encarecer o console, os jogos só podiam ser feitos com 2 cores: o preto e o vermelho (a la White Stripes : P). E diziam alguns, dava dor de cabeça. Resumindo: uma droga completa. Eu lembro que no review do console na Ação Games os jornalistas da revista diziam que não sabiam como iam tirar os ScreenShots dos jogos com aquele visor.

A Nintendo tentou dar um passo muito maior do que as pernas e criar uma tecnologia um tanto quanto inviável para a época. O fracasso foi tão grande que na minha visão, tornou a empresa japonesa uma empresa conservadora. Percebam que a Nintendo foi a última empresa de games a adotar o CD como mídia. Nisso, a empresa do Mario perdeu sua hegemonia para a Sony. Graças a insistência da Nintendo em usar cartucho no N64 (até a falida Sega se ligou antes de que o cartucho estava extinto), os jogos dessa plataforma eram mais do que 2X mais caros do que os jogos do console rival, que funcionava com cds, o Playstation da Sony. Mas o trauma não parou por ai, quando foi lancar o sucessor do N64, o Gamecube, a Nintendo insistiu em não usar CD ou DVD, usou um formato podre, tipo um minidisc e de novo, perdeu de lavada pro PlayStation 2.

jogo do Virtual Boy
Como será que tiraram esse Screnshot ? : P

Mas então, depois de tanto medo, a Nintendo finalmente resolve ousar de novo com o Wii e agora tem a chance de tomar de volta o primeiro lugar no mundo dos games. Dessa vez, aparentemente, conseguiram revolucionar de fato. Vamos ver com o tempo quem triunfará.

Site sobre o Virtual Boy, com um layout muito legal: Planet Virtual Boy.

Anúncios

6 comentários sobre “O Virtual Boy

  1. “Welcome to the third dimension! On this site you will learn everything about Nintendo’s failed Virtual Reality experiment”

    O site não poderia ser mais sincero!
    heehehauheuahe

    Poxa, só conhecia este de nome. Que legal!
    =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s