RAID

RAID é uma tecnologia que combina vários discos rígidos numa única unidade lógica com o intuito de aumentar a velocidade de acesso aos dados e/ou obter mais confiabilidade graças a redundância de informações.

Agora, como fazemos um monte de discos rígidos funcionarem como um só? Grosseiramente falando, num computador sem RAID, os dados são passados para o disco rígido e escritos. Num computador que utilize essa tecnologia, os dados vão passar por uma placa controladora (se a implementação for por hardware), que fará a devida gerência e escolherá como e em quais HDs os dados serão gravados. Isso taz algumas vantagens explicadas a seguir.

Tipos de RAID

Cada tipo ou nível de RAID consiste de uma forma diferente de combinar as informações nos discos. Eis algumas soluções:

RAID 0 –> O mais simples. Prioriza a velocidade. Cada dado é dividido em partes menores e cada pedacinho é gravado num disco. Ex: suponhamos que queremos gravar a frase “Eu gosto de chocolate” num RAID 0 com 2 discos. A sentença poderia ser dividida em duas “eu gosto” e “de chocolate”. Cada metade vai para um disco. Dessa forma, quando formos buscar essa frase no disco, ao invés de pegar a parte “eu gosto”, e somente depois a parte “de chocolate”, pegaremos duas palavras por vez simultaneamente (no caso de dois discos, 3 no caso de 3 discos e assim sucessivamente). Como os dados são divididos e como busca-los é tarefa da placa controladora. Lembrando que esse exemplo é apenas ilustrativo, uma vez que computadores trabalham com porções de memória, e não letras como no exemplo.

RAID 1 –> No caso de dois hds, o dado gravado num disco será gravado igual no outro. Dessa forma temos redundância total das informações.Forma custosa de redundância. A vantagem é que teremos um backup sempre atualizadissimo, sem necessidade de alguém precisar fazer backups diários, mensais, anuais, whatever.

RAID
O texto não é sobre esse RAID

Existem diversos outros tipos de RAID muito mais sofisticados e inteligentes, mas que não tratarei agora pois utilizam outros conceitos ainda não comentados. Mas num texto futuro serão citados.

Ok, você viu, achou legal mas pensou: “pena que só grandes servidores podem ter isso”. Se enganou ! Se você tiver dois HDs (ou mesmo um particionado), pode usar RAID com suporte por software bastando ter um Windows 2000 ou XP. Se ficou curioso e quer tentar, basta procurar no Google que tem um monte de tutoriais, aqui eu só passo a teoria : P

OBS: RAID costumava significar Redundant array of inexpensive Disks, mas atualmente costumam dizer que significa Redundant array of intelligent disks. Afinal, discos rígidos não são sempre tão baratinhos assim. Agora quem propôs essa mudança no nome eu não sei : P

 

Anúncios

Um comentário sobre “RAID

  1. Só lembrando que mesmo que seja possível utilizar RAID em um HD particionado atráves de softwares, isso é a coisa mais bizarra, inútil e tosca que existe.

    A principal vantagem na utilização de RAID (0) é a velocidade de acesso, já que tanto o HD demora pra buscar os dados nos discos, como o cabo que liga até a placa mãe tem limite de velocidade, então se você utilizar RAID, você terá dois cabos (encare como pista dupla em vez de pista única) trafegando dados.

    Já o RAID (1) conta com o fato que a probabilidade de o arquivo estar corrompido dos dois ou mais HDs é baixa, ou então no caso de falha do HD (vulgo queimar o HD).

    Vale lembrar que em um HD particionado, não existe isso de “queimar” uma partição e a outra funcionar… Quando queima, queima tudo de uma vez.

    Sendo assim utilizar RAID em HD particionado é a coisa mais noob é modafoca que existe, já que não tem vantagem nem pra velocidade, nem pra segurança dos dados, e pior, como é através de software, é mais um programinha (as vezes programão) pra ocupar a já escassa memoria RAM do computador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s