Franz Ferdinand

Estava eu há poucas semanas de ir no show do Placebo, lá por Abril de 2005, e sabia que o meu namorado( que na época ainda não era namorado), tinha toda a discografia deles. Levei um cd vazio e pedi para ele colocar pra mim as músicas. Nisso, acontece o seguinte diálogo:

– Vou colocar Libertines e Franz Ferdinand pra ti também.
– Não, eu não vou escutar. Põe só o Placebo.
– Mas é muito legal.
– Tá, põe o Libertines porque eu já ouvi falar bem dessa banda.
– Mas o Franz Ferdinand é muito melhor.
– Não.
– Tá sobrando espaço no cd, vou colocar.

Teimosias à parte, que bom que tava sobrando espaço naquele cd ! Chego em casa, escuto Placebo, acho mais perfeito do que eu pensei que ia achar. Ouço Libertines, acho um lixo (hoje não acho lixo, mas escutando com Placebo e Franz Ferdinand, até coisas boas parecem ruins). E então eis que escuto Franz Ferdinand. Take me out e Michael viciam na primeira audição. As demais músicas vão viciando aos pouquinhos. A que mais demorou pra viciar foi Jacqueline, aquele iniciozinho dela eu achava muito chatinho, mas aquela guitarrinha do início vale pela música toda. Um cd que só não é perfeito por causa de Auf asche e 40 ft, que apesar de não serem chatas, não chegam aos pés das demais.

Franz Ferdinand
Gostei do óculos

Banda com letras descompromissadas, às vezes até simples demais (take me out), às vezes muito engraçadas (michael), às vezes tristes (come on home), e às vezes simplesmente ótimas (darts of pleasure).

Um som que soa antigo e inovador ao mesmo tempo, caras que se vestem de forma style, nome de banda baseado em personagem histórico, capa de cd simples porém bonita. Resumindo, Franz Ferdinand é A banda. Até os lados B conseguem ser bons.

Então, passa um tempo e logo chega o segundo cd, you could have it so much better with Franz Ferdinand. Capa bonita, nome de cd legal, 2 hitzinhos instântaneos (walk away e do you want to), e eis que o Franz Ferdinand sai da cena indie e entra pro universo mainstream. Inicialmente achei o cd bem decepcionante, mas depois daquele primeiro cd, era quase inevitável qualquer outra reação. Umas escutadinhas a mais e dava pra ver logo que é um cd bem acima da média, que seguiu o mesmo estilo do primeiro.

Agora, 2 anos depois, estou aqui esperando pelo terceiro cd, que deve sair pelo final do ano. Segundo o vocalista, Alex Kapranos, vai ser mais experimental, com menos guitarrinhas, o que me deixa com medo, porque as guitarrinhas são ótimas. Mas se tratando deles tenho certeza que vai ser no mínimo um cd bom.

7 comentários sobre “Franz Ferdinand

  1. Realmente , Franz Ferdinand é sensacional , em tudo , o nome da banda , a formação da banda , as músicas , as letras , pra mim é a melhor banda do mundo , e eu conheço muitas bandas , mesmo .

  2. e, como você falou do terceiro cd , o ‘You could have it so much better ‘ , posso te assegurar que é o melhor cd deles , pelo menos por enquanto .

Deixe um comentário

