Deportivo e o rock francês

Umas dos fatores que mais colaboram para o aprendizado de uma língua estrangeira é o convívio com ela fora de sala de aula. Quero dizer, escutar música, assistir filmes, jogos, enfim, qualquer meio que utilize a língua estrangeira. Especialmente quando está associado ao lazer. Tendo esse convivio, meio que se aprende naturalmente. Apesar de ter estudado inglês durante mais de 3 anos em cursos regulares, acredito que se não fosse os filmes, Internet, músicas e games, precisaria de pelo menos outros três ou mais pra chegar no nível que cheguei.

Mas eu realmente só me dei conta da importância que o convívio extra-classe tem quando comecei a estudar francês. Dei-me conta que eu não assistia filmes em francês (exceto Amélie Poulain, mas é que esse filme é pop : P), não escutava músicas nessa língua, em suma, não precisava do francês (e na real não preciso até hoje).

Mas eu acho francês legal (assim como japonês, mas isso é assunto pra outro post), então resolvi correr atrás de material francófono. Graças a isso, busquei e assisti a alguns filmes como A trilogia das cores de Kieslowski e Bem me quer mal me quer com a Audrey Tautou. Todos recomendados. Mas filmes franceses é fácil achar, afinal o cinema francês é conhecidíssimo e elogiadíssimo. Agora e quanto a música ?

Deportivo
A banda

Na minha aula a professora sempre levava uma musiquinha, mas era sempre Edith Piaf ou esses cantores antigos clássicos. Adoro a Edith e sua la vie em rose mas eu gosto mesmo é de rock. Pois então, o que afinal é bom em matéria de rock produzido na França ? Responder a ess pergunta é um pouco difícil mas posso falar de uma banda que muito me agradou de lá: chama-se Deportivo (sim o nome é em espanhol mesmo). São três caras que fazem um rockzinho muito legal, muito animado. Até hoje só lançaram um cd, o Parmi Eux. Meio difícil de encontrar ai pela internet mas vale a pena o esforço. Bem interessante e ótimo pra acompanhar as letras e tentar cantar. Destaque para as músicas 1000 moi-même e parmi eux.

37 comentários sobre “Deportivo e o rock francês

  1. Legal tua dica, cara. Assim como tu, iniciei um curso de francês e decidi ver o que tem de bom no rock francês. Resultado: Achei teu blog. Agora é ir atrás dessa dica. Au revoir!

  2. Muito interessante tua dica…
    encontro-me na mesma situação q vc….qndo li sua descrição sobre vivenciar o idioma aprendido…pensei:
    finalmente vou poder juntar o estilo de musica q eu gosto com o idioma francês…ateh pq eh realmente mtu dificil achar algum cantor de rock frances..
    brigada pela dica…

  3. Salut!

    É realmente, é difícil encontrar algo em francês que soe “comum” em nossos ouvidos! Gostei muito da dica…
    Um cantor doidão francês que tem umas letras muito boas (principalmente para treinar vocabulário) é o Mathieu Chedid – o M. Tem umas muito boas! Não sei se o estilo vai te agradar, mas é legalzinho!
    E parece que uma banda de rock francesa de meninas vai vir para o Brasil… não ouvi ainda, nem lembro o nome também ( =/ ) mas qualquer coisa, comento outra vez!

    Bises

  4. encontrei eles no myspace e curti! só tenho um problema… não acho pra baixar em lugar nenhum, nem cds nas lojas de disco da minha cidade… =(

  5. Olá, valeu pela dica..pena que não encontrei no 4shared, nem em outros sites no google.
    Vou aproveitar e dar minha sugestão também: Olivia Ruiz!
    Estava pesquisando sobre la musique française quando encontrei essa guria, não lembro nem em que site..já faz um tempinho,agora ela até já está bem conhecida, mas enfim, pra quem ainda não conhece tá aí a dica.!

  6. Estudo francês há pouco tempo (pois acho essa língua muito legal!! também gosto de japonês ;D ) e estava procurando por uma banda de rock nesse idioma.. sempre ajuda no aprendizado!! Adorei essa banda!!
    Obrigada pela dica!!

  7. Cara, tou pra te dizer que comecei a fazer francês pq precisarei de francês pro mestrado (estou na graduação) e tmb pq sempre curti a lingua, tive no ensino fundamental inteiro e parei por preguiça (pessimo isso…)

    Esse ano, comecei em janeiro um intensivo e continuei ao longo do ano… de fato, só Edith Piaf as professoras passam, até os professores de castelhano q conheço passam um rock novo… rock argentino e talz… mas nada disso no francês… só musica velha (que eu tmb gosto, mas abramos a cabeça, o rock frances é ótimo!).

    Enfim, deixo algumas outras dicas de bandas de rock:

    Mickey 3D (roxk bom!)

    La Rue Ketanou (letras mto boas, meio teatralizado e tal)

    bandas de metal, pra quem gosta:

    Danforth
    Kandjar
    Hellixxir
    Sadako
    Evil One
    Sayfe
    Abbe Saint

    sobre o metal: saiu uma coletânia atualmente: “Best of French Metal”, com essas bandas e tal… mto bom

    existe no rapidshare pra baixar, só catar q tem…

    beijão!

  8. Tava procurando coisas novas sobre bandas francesas e enocntrei o site. Aproveito para deixar algumas sugestoes.

    Dionysos
    Mickey 3D
    La Rue Ketanou
    Disportivo
    Emilie Simon
    Olivia Ruiz

  9. Rock francês…. quem sabe não é?

    Infelizmente, francês, para mim, não parece uma boa língua para música ao contrário do inglês e do japonês (Oui, j’adore J-Rock)

    De qualquer forma vale a pena experimentar.

    Pena a qualidade da gravação ser tão baixa…

    Fazer o que né? ^^


    Arthur Araújo

  10. Olá. Obrigada pela dica. Rock francês? Que máximo! ouvi um rock chamado “Bienvenue en France” cantor Godon. J’ai adorée
    Quem tiver alguma dica que possa me passar, agradeço. Bisous

  11. Adorei o post, foi uma luta pra
    encotrar o cd deles. até que por fim achei no
    soulseek … vou deixar uma dica , eu gostei muito tbm da banda MYPOLLUX

  12. caara, eu faço curso de ingles, mais conheçi um amigo qe ama françes, e com ele eu fui me interreçando por françes, por qe eu sempre gostei de françes, maais por aqe é difiiciiu ter auguem qe goste aai nao tem curso de françes .–. ele me mando uma banda françesa “Cali” eu fico ouvido o tia todo , entao eu fuui atras de mais bandas e qe bom qe eu ashei aqe *—* ainda mais rock $:
    merci ;*

  13. olá pessoal…
    estava passando por ai e achei esse blog que por acaso estava falando sobre uma banda que eu curto….bem se for ajudar ai vai algumas bandas de Frenchcore (o estilo de rock mais popular na França):

    MYPOLLUX (escutem o álbum Contraires, é muito phoda, a voz da vocalista é mais suave e bastante puxada de forma que o francês cantado por ela fica mais prazeroso de se ouvir)

    ETHS (essa é paulera, mas a vocal tem uma voz perfeita)

    KELLS (mais pro lado do gótico, tem músicas lindas)

    GOJIRA (meio que aquela banda importantissima da França, como o Sepultura é para nós, bem supimpa!)

    MAS EXISTEM MUITAS OUTRAS BANDAS DE FRENCHCORE, O ROCK FRANCÊS É ÓTIMO….SE VC’S PESQUISAREM NO GOOGLE VÃO ACHAR UMA ENCHURRADA DELAS….AU REVOIR.

  14. Encontrei o blog através de busca por bandas no google. Mas já escutava antes dessas dicas o La Rue Kétanou, Têtes Raides, Frandol e Paris Violence (punk rock). Espero ter contribuído.

  15. Olá
    A unica banda francesa a ter um sucesso popular no Brasil foi a Century, que aliás, não cantava em francês, mas em inglês. Teve muita popularidade na década de 80 e colocou duas músicas em novelas da globo, algo nunca alcançado por outra banda francesa. Enfim, não seria a melhor dica para aprender francês através da música, mas culturalmente, é uma dica importante de como o francês também faz um bom rock, um rock francês cantado em inglês.

  16. Mais informações sobre a banda.
    Century foi uma banda francesa da década de 1980 de rock formada em Marselha em 1979. Liderada pelo cantor e compositor Jean Duperron, Century é provavelmente mais conhecida pelo single “Lover Why” do álbum …And Soul It Goes em 1986. Em 1988 foi lançado o último álbum Is It Red?. No Brasil as músicas “Gone with the Winner” foi tema da novela Hipertensão e a “Lover Why” foi tema da novela Ti Ti Ti, ambas em 1986 pela Rede Globo.

    O Hit da banda “Lover Why” alcançou o primeiro lugar por sete vezes na França e Portugal e a décima primeira colocação na Suíça. O segundo single da banda, Jane atingiu apenas a trigésima quinta posição na França.

  17. Ainda sobre boa musica francesa, recomendo:
    – Adrienne Pauly (otima cantora, boas letras, mas so’ 1 CD lançado)
    – Louise Attaque (otima banda, pena que termina e retorna)
    – Anaïs
    – Jacques Dutronc (esse é antigo, mas é bom)
    – Bérurier Noir (Punk anarquista dos anos 80/90, mas bem bom)
    – M (Matthieu Chedid)
    – Thomas Dutronc (filho do Jacques Dutronc)
    – Jhonny Hallyday (o “Roberto Carlos da França”, o maior vendedor de discos do pais; é brega, ninguém assume, mas todo mundo escuta)
    – Eddie Mitchell (o “Erasmo” do Jhonny Hallyday)
    – Les Wampas (Punk Ska Engraçadinho)
    – Bénabar (musicas com letras interessantes)
    entre outros…

  18. Oi gente vi o sua dica e gostei pra c*** da banda…..eu simplesmente amo a linguá francesa acho sonoramente linda demais….mas ai vai uma dica de Banda boa de rock francesa :Silmarils,creio q a banda não exista mais pois só vejo artigos de uns anos atrás,porém o som e bom demais umas musicas são mas pesadas e outras mas levinhas,Boa mesmo a banda.#ficaadica

Deixe um comentário

