Opiniões sobre arte: surrealismo e René Magritte

Não sou uma grande conhecedora de arte. Mas eu gosto como hobby. Inclusive no meu segundo vestibular coloquei artes plásticas como segunda opção. Felizmente passei em ciência da computação, o que me tornará muito mais rica do que como pintora, professora ou crítica.

Bom, a maior parte das pessoas diz que prefere arte romântica, clássica, naturalismo, enfim, qualquer quadro que seja, além de belo, uma reprodução fiel da realidade. As pessoas em geral abominam arte moderna ou qualquer coisa um pouco mais abstrata ou além da realidade.

Eu penso o contrário. Arte moderna é muito mais interessante (exceto o cubismo de Picasso, aquilo eu nunca consegui gostar). Quadros realísticos são muito sem graça. Imitar paisagens é algo que não requer nada além de habilidade na pintura e isso torna a arte muito monótona. Concordo que existam quadros reais belos como o A aula de anatomia do dr. Nicolaus Tulp de Rembrandt. Mas ele é interessante não pela sua arte em si, mas sim pois mostra um momento chave como a curiosidade humana pelo funcionamento de seu próprio corpo. Outro legal é o quadro A liberdade guiando o povo do Delacroix. Ele é interesante porque representa de uma maneira poética a liberdade. Esses quadros são reais (real no desenho, óbvio que uma mulher correndo seminua no meio de uma guerra com uma bandeira é bastante irreal : P) . Mas não são reais. Eles além disso representam alguma idéia (no caso curiosidade e liberdade). Não são uma mera reprodução, eles acrescentam algo a mais para a imagem.


A mocinha seminua do Delacroix correndo …

Meu movimento artístico favorito é o surrealismo. A idéia desse movimento é chocar. Mas o choque que deve ser proporcionado pelos seus quadros não é com apelação, sangue ou tripas como é nos filmes ditos chocantes de hoje em dia. O choque deve ser advindo da desconstrução do mundo, da inversão do cotidiano, da mudança de paradigmas. Para fazer isso não basta ter técnica, não basta saber pintar. Não basta a mera reprodução da realidade. É necessário mais do que isso, é preciso criatividade. O artista deve ser capaz de ver o mundo sob outra ótica e ainda conseguir transpor isso para a tela.


Reflexo bizarro

Apesar do artista mais lembrado desse movimento ser Salvador Dali, que para mim só tem uma grande obra, A persistência do tempo, o melhor artista é o belga René Magritte. Ele não têm apenas uma obra seminal, eles têm diversas, um conjunto. O seu quadro mais famoso é o polêmico Isto não é um cachimbo, o qual eu não gosto muito. Aqui mais uma outra obra que eu gosto bastante dele.


É dia ou noite?

Outros movimentos que eu aprecio são o expressionismo, impressionismo e o pop art. Também gosto das obras da Tarsila do Amaral. Futuramente falarei mais sobre eles.

Já que estou falando sobre arte, recomendo o blog ócio pop. Regularmente é postado algo sobre arte, sempre bastante interessante.

4 comentários sobre “Opiniões sobre arte: surrealismo e René Magritte

  1. esses estilos que você citou por último eu também gosto muito! vou voltar pra conferir o post do expressionismo e da pop art, tá? 🙂 valeu pela recomendação do blog!

    abraço,

  2. Os qadros de Van Gogh ,são perfeitos ,des de pequena sempre me interecei pela arte ,sempre qando pinto qadros me inspiro em Van Gogh ,os qadros dele são fabulosos ,fiz um qadro tipo o qarto arles so que eu fiz mais parecido com o meu qarto ,o qadro fez um maior socesso na galeria onde eu estudo .

    Beeijaaao ♥

Deixe um comentário

