Alan Turing, o pai da computação e da máquina de Turing

Alan Turing foi um geniozinho inglês que ajudou a definir os limites da computabilidade. Uma das perguntas que ele ajudou a responder foi: O que deve ser capaz de fazer uma máquina para possuir o poder máximo de expressão que os algoritmos fornecem ?

Turing definiu uma máquina abstrata que mais tarde ficou conhecida como máquina de Turing que respondeu a essa pergunta. A máquina de Turing é uma máquina abstrata, o que nada mais é do que um modelo de computador ( de preferência extremamente simples), no qual detalhes de implementação e físicos são deixados de lado, dando ênfase apenas na parte lógica. Como uma máquina abstrata é extremamente simples, fica mais fácil fazer provas formais ou conjecturas sobre vários aspectos da computação. A máquina de Turing é uma máquina abstrata com memória infinita que segue este funcionamento.

Uma das provas obtidas (graças a essa simplificação que leva em conta apenas a parte lógica) foi que nenhuma outra máquina é mais poderosa. A máquina de Turing é capaz, dado um tempo suficientemente grande, de emular qualquer outro computador. Logo tudo que é computável, uma máquina de Turing é capaz de computar. Ela é o limite de computabilidade que qualquer computador pode atingir, ou seja, nada é mais poderoso em termos de computabilidade do que ela. Qualquer outra máquina resolverá, no máximo, a mesma classe de problemas que a máquina de Turing (de forma mais rápida ou não, mas a questão aqui não é velocidade, não confunda computabilidade com velocidade).

A hipótese de Church afirma exatamente isso tudo que foi dito: A máquina de Turing é o limite de computabilidade. É a forma mais poderosa de expressar algoritmos. Ela emula qualquer outra máquina. Logo, se você quer saber se seu dispositivo computacional tem todo o poder de expressão que os algoritmos têm, graças ao pai da computação, você não precisa mais fazer um monte de testes exaustivos, basta ver se seu dispositivo é capaz de emular uma máquina de Turing. Em outras palavras, projetistas de computadores, se seu computador emula uma máquina de Turing, desencane, melhor o projeto não fica. O máximo que você pode conseguir é torna-lo mais rápido ; )

Existem outros modelos de máquinas teóricas, como a máquina Norma (que tem o mesmo poder que a máquina de Turing e eu considero ainda mais simples), mas a máquina de Turing foi a primeira e a mais conhecida.


O pai dos geeks

Alan Turing fez uma inestimável colaboração com essa idéia, mas ele foi além disso. O estudioso inglês também propôs um delicioso teste para os pesquisadores da área da inteligência artificial: o teste de Turing. Esse teste tem o intuito de avaliar se uma máquina pode ser considerada inteligente ou não. O teste funciona dessa forma: numa sala é colocada uma pessoa e um computador. Um ser humano avaliador faz perguntas para o computador e para a pessoa (sem saber quem é a pessoa e quem é o computador). Se esse avaliador não conseguir discernir quem é o humano e quem é a máquina após algumas perguntas, a máquina é considerada inteligente.

Obviamente esse teste é bastante polêmico e nenhuma máquina passou nele até hoje. A maior parte dos pesquisadores de IA discordam desse teste como método de avaliação, entretanto o teste serviu como um instigante incentivo para os pesquisadores de sua época.

Mesmo sendo esse gênio, Turing teve um fim bastante triste. Morreu com pouco mais de 50 anos vitíma de uma maçã envenenada por ele mesmo. Sim, ele suicidou-se. Turing era homossexual, o que na época era crime. Foi obrigado a tomar hormônios femininos e condenado a prisão. Por causa de tudo isso, teve uma vida miserável, o que o levou a depressão e posteriormente ao suicídio. Uma lástima. Se tivesse vivido mais alguns anos poderia ter feito outras grandes contribuições para a computação. Talvez agora você estivesse usando um computador muito melhor se ele tivesse vivido mais alguns aninhos.

Graças as sua contribuições pioneiras, o prêmio considerado o Nobel da informática chama-se prêmio Turing, concedido pela ACM. Aqui uma lista dos vencedores do prêmio. Notem que tem nomes do calibre do Knuth,Djikistra, Minsky e Backus.


Alan e um bonequinho de neve meigo : P

Turing tem um monumento em sua homenagem na cidade de Manchester. Quando eu for para a Inglaterra ver o Cavern Club e o Big Ben, certamente tirarei uma foto ao lado da estátua do pai da computação.

Anúncios

2 comentários sobre “Alan Turing, o pai da computação e da máquina de Turing

  1. pouco mais de 50 anos, esta é nova pra mim, se o cara nasceu em 1912 e morreu em 1954 como pode isso, acho que temos que estudar matematica nos artigos de turing.

    rsrsr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s