Monet, Van Gogh e o Impressionismo

Nesse post sobre o surrealismo, defendo do início ao fim que paisagens em geral são um saco quando se trata de pintura. Disse também que o mais legal são obras criativas como as dos surrealistas. Mas ao final do post menciono que uma das minhas escolas artisticas favoritas é o impressionismo, no qual o objetivo é basicamente, retratar a natureza, ou seja, paisagens.

Pode parecer que me contradizo no fim, mas não é caso. O que eu gosto do impressionismo é que os artistas nao tentam recriar ao pé da letra a natureza. As obras não são reproduções fiéis. Em geral, são pinceladas grossas, que passam apenas uma idéia da paisagem. O que me agrada nessa escola não é o conteúdo, é esse traço que mesmo simples, às vezes quase estilizado, ainda assim forma um quadro belo.

Apesar do traço legal, os artistas dessa escola deviam sofrer de uma falta de criatividade tremenda. Sabe como eles pintavam? Eles escolhiam um lugar e começavam a pintar essa mesma paisagem sem parar, de diferentes ângulos, em diferentes momentos do dia (segundo eles para captar as nuances da natureza) . Fico com a impressão que eles escolhiam um lugar e começavam a pintar de tudo que é jeito para pelo menos um dos quadros ficar realmente bonito : PPP

Vejam por exemplo a abadia de Westminster. Foi pintada pelo Monet em pelo menos 3 quadros do mesmo ângulo, mudando apenas a iluminação.

A catedral de Rouen também foi retratada várias vezes pelo Monet. Pra quem não sabe, Rouen é a cidade da Madame Bovary (A.K.A o romance mais legal do mundo). Monet achava que aqueles vitrais eram ótimos para mostrar os diferentes efeitos da luz.


Os vitrais da catedral de Rouen


Os vitrais de novo !

Já li em alguns sites que Monet criou esse tipo de pintura porque não conseguia enxergar direito as bordas dos objetos. Não sei se é verdade essa teoria, mas acho que é mentira. Monet realmente ficou mal dos olhos na velhice. Mas ele não criou esse movimento no fim da vida, o que me faz crer que a teoria é falsa.

Quanto a palavra impressionismo, o nome do movimento não tem nada a ver com o tipo de quadro que os pintores dessa escola faziam, tampouco era porque os quadros impressionavam. O nome do movimento é impressionismo pois o primeiro quadro dessa escola se chama Impressão, Nascer do Sol. O termo era pra ser inicialmente pejorativo, mas o pessoal do impressionismo ao invés de se ofender, achou o máximo este nome. Tipo a torcida do Inter que os gremistas chamam de macacada e os colorados adotaram essa alcunha mesmo que intenção original fosse pejorativa, ou os palmeirenses que eram chamados de porco pelas torcidas rivais e agora até se chamam assim nos gritos de guerra dos estádios.


Impressionante ?

Finalizando, aqui vai minha obra favorita do movimento: Starry night, ou noite estrelada. É do Van Gogh, que por sinal, para não fugir das idéia do movimento, fez várias “starry nights”. Uma noite estrelada sobre o rio Reno, essa que estou mostrando, e outras ainda. Notem como esse quadro não tem intenção nenhuma de transmitir realidade. Para mim, parece um noite mágica … ou simplesmente uma pessoa que se drogou e foi olhar o céu : PPP


Brilha brilha estrelinha …

Pessoal que entende mais de arte, qualquer bobagem que eu tenha dito, por favor me corrijam : )

Anúncios

4 comentários sobre “Monet, Van Gogh e o Impressionismo

  1. Brilha, brilha estrelinha
    Quero ver você brilhar
    Faz de conta que é só minha
    Só pra ti irei cantar
    Brilha, brilha estrelinha
    Brilha, brilha lá no céu
    Vou ficar aqui dormindo
    Pra esperar Papai Noel

    Não sei, o site de letras de música do Terra colocou autor desconhecido : P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s