Mortal Kombat X Street Fighter – e outros jogos de luta

Qual o melhor jogo ? Difícil decidir. Os dois são excelentes. Em termos de importância certamente Street Fighter, pois foi o primeiro jogo de luta do tipo um contra o outro (p2p) a estourar. Gráficos belissímos, uma vasta gama de personagens e golpes muito bem feitos. Depois desse sucesso estrondoso, várias empresas tentaram imitar, com jogos como Art of Fighting e Fatal Fury (ou King of Fighters), ambos da SNK. Entretanto esses jogos, apesar de trazerem belos gráficos e vários personagens, não traziam nenhuma inovação. Todos os golpes desses dois jogos possuiam seu correspondente em Street Fighter. No caso de Art of Fighting, não apenas todos os golpes como todos os personagens têm correspondente. Tem a menina que luta, tem o Micky que é o boxeador do jogo, tem o personagem que não pula, tem o Lee que tem garras e máscara e é o Vega do jogo, tem o John que é o Guile da SNK, tem até um Ryo Sakazaki que é, obviamente, o Ryu de Art of Fighting, com kimono e golpes similares (percebam que nesse caso a SNK não se esforçou nem para mudar o nome do personagem). Mesmo assim, era uma ótima cópia, com gráficos que só o Neo Geo e os Arcades podiam nos oferecer. Apesar de imitona, a SNK na minha opinião é a melhor produtora de jogos de luta, pois não tem apenas um sucesso como a Capcom ou a Midway, mas vários.


Jack, o Honda da SNK


Terry Bogard de Fatal Fury

Mas então, parecia que Street Fighter seria o maior jogo de luta 2D de todos os tempos, que reinaria absoluto. Isso até aparecer Mortal Kombat.

Mortal Kombat chamou a atenção da mídia por ser o primeiro jogo realmente violento a ser lançado. Foi tanta balburdia que na versão do SNES inventaram uma babaquice do sangue ser branco. Mas apesar dos fatalitys, o jogo ia muito além disso.

A Midway não se limitou a copiar, eles inovaram. Pra início de conversa, utilizaram atores em carne osso para fazer os gráficos do jogo, o que tornou o game muito mais realístico. Não que gráficos mais realistícos não tivessem sido feitos antes com Pit Fighter, mas Mortal Kombat fez de maneira melhor. Além disso, existem golpes sem correspondente no jogo da Capcom como o arpão do Scorpion, o congelamento do Subzero e o teletransporte do Raiden. Além disso, a própria história e o clima do jogo é muito mais soturno e apocalíptico do que os demais. Pode ver que em várias fases do Street tem público torcendo no cenário. Já em Mortal Kombat, os cenários são lugares abandonados, com rios de ácido, espinhos, fossos e outras coisas que criavam um clima muito mais assustador. Os vilões de Mortal Kombat são muito mais vilões mesmo do que o Bison, o chefão de Street. Ainda por cima, mais tarde foram incluidos personagens secretos, muita manhas, dicas, truques, passwords e demais deleites para os gamers mais viciados.

Obviamente, foi a vez de outras produtoras imitarem Mortak Kombat. A primeira imitadora foi a Rare (que depois viria a criar o magnífico Donkey Kong Country) com Killer Instinct. Jogo com violência e cenários soturnos como o concorrente. Mas como era de se esperar, era apenas mais uma cópia, divertidinha como Art of Fighting mas sem sal.


Killer Instinct, muitos gostam

A Sega também quis tirar sua casquinha e lançou Eternal Champions. Jogo que até tentou inovar mas infelizmente a Sega, tadinha, tal como a Nintendo, só sabe fazer jogos estilo família e não esse tipo de jogo. O resultado foi mediano.

Depois veio a era dos jogos de luta 3D iniciada por Virtua Fighter (da Sega!), mas jogos de luta 3D eu não gosto e não existe essa rivalidade entre dois jogos já que é consenso que Tekken é o melhor.


Imagem feita por fã misturando Street com Mortal Kombat. Bem que podiam fazer, já que até Sonic briga com o Mário hoje em dia …

Anúncios

33 comentários sobre “Mortal Kombat X Street Fighter – e outros jogos de luta

  1. 1- Mortal Kombat não foi o primeiro jogo de luta a ter atores reais filmados. Antes havia Pit Fighter, para arcade e Mega Drive.

    2- King of Fighters e Fatal Fury não são o mesmo jogo. King of Fighters é um jogo com perdonagens de vários jogos da SNK, como Art of Fighting e Fatal Fury.

    3- Street Fighter é bem melhor =P

  2. Pingback: A Grande Abobora
  3. Sega só sabe fazer jogos família? Não confunda a Sega com a Nintendo. Golden Axe, Streets of Rage seria o quê?
    Fora que Virtua Fighter foi lançado bem antes da “era 3d” dos videogames!

    E sim, STREET FIGHTER detona qualquer KOF, Mortal Kombat etc. É mais que um jogo para mim…

  4. Obrigada pela visita : )

    Ok, talvez eu tenha sido exagerada em dizer que a Sega faz jogos família, mas igual não acho Streets of Rage e Golden Axe jogos violentos.

    Sim, virtua fighter foi lançado bem antes, foi um dos primeiros jogos poligonais junto com Virtua Racing. É pai de todos os Tekken e Soul Calibur da vida.

    Street Fighter é tri, mas Mortal Kombat é melhor : P

  5. Acho Street Fighter o melhor jogo, além de ser muito legal não enfluencia tanto a violência e foi o jogo que revolucionou a história dos games!

  6. na minha opiniao nem the king of fighters nem mortal kombat chegam perto de street fighters. nao sou jogador viciado nem me acho o melhor nem qualquer outra coisa do tipo, mas vejam se tem algo errado:
    1- os movimentos do game KOF sao extraordinariamente limitados a unica coisa q da emoçao no jogo sao os especiais que ate q sao legaizinhos.
    2-no mortal kombat é meio q ao contrario tem movimentos q ocorrem em velocidade nada real como quando se da um chute e o oponente esta defendendo, o boneco fika meia hora com o pe no braço de defesa pra depois cair e depois disso a perda de life no mortal é muito descordenada nao da pra aproveitar a partida ocorre tudo muito rapido e ao inves dos tao conhecidos fatalites eles poderiam fazer “especiais” como tem em jogos como KOF.
    RESUMINDO: STREET FIGHTERS ESCULAXA GERAL NAO TEM PRA NINGUEM É O MELHOR JOGO. MOVIMENTOS PERFEITOS SE VC É BOM É BOM NAUM TEM ESSA DE XEFAO BLOKEAR SEU MACETE E MANDAR O DELE(KOF) …NAO TEM NADA DE RUIM É MUITO SHOW MSM…

  7. Prefiro MK,pq ñ tem KO,tem FINISH HIM/HER!!!!

    http:/desciclo.pedia.ws/wiki/Mortal_Kombat_VS._Street_Fighter

    É só o que tenho a dizer

    😀

  8. street fighters e mortal kombat revolucionaram os jogos de lutas 2d más uma coisa é inventar a roda a outra é fazer o carro o street parou no tempo então o melhor jogo de luta de todos os tempos apareceu the king of fighters, seguidos por samurai showdown e guilty guear ,e o melhor jogo de luta 3d é o soul calibur

  9. cara po mim os melhores jogos são
    1-mortal kombat shaolin monks (é o q eu to jogando)
    2-street fighter
    3-the king of fighters
    por mim estes são os melhores jogo de luta,…

  10. Pra mim o melhor jogo de lutas é e sempre será KOF. Mas não acho que MK seja cópia nem um pouco, já que nem todos os golpes usam meia lua, MK criou os golpes de dar simples toques nas teclas, tipo dois p/trás, pra frente. SF não tinha isso. Além do mais, os personagens de SF são muito duros, ninguém pula daquele jeito, mas todo mundo pula dando cambalhota do jeito do MK. Pra mim, MKé melhor que SF, já que, porexemplo, nem todos os golpes especiais são só pra causar danos, eles tem efeitos práticos, congelar, atrair… além disso, são coisas mais reais do que bolas de energia de cores diferentes, são gritos, gelo, cordas, redes. E a Sega é tão família que em termos de finalização sangrenta Eternal Champions dá um banho nos MKs.

  11. Eu amo Mortal Kombat e o melhor jogo de luta que a ” MIDWAY ” fez eu adoro os personagens os meus prediletos são Kitana e Johnny Cage.
    Nem um jogo de luta vai substituir Mortal Kombat.
    Nem mesmo Street Fighter.

  12. “misturando Street com Mortal Kombat. Bem que podiam fazer”

    já o fizeram, é muito loko!

    …procure no google: “Mortal Kombat Vs Street Fighter “

  13. Street não é jogo é religião!!!
    Toda geração dos anos 90 já jogou e fez parte de nossa vida. O Mortal também foi muito legal..mas nada comparado ao Street.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s