Estilização em anime/mangá e comics (quadrinhos americanos)

Há uns 5 anos eu costumava ter aulas de desenho. Adoro desenhar (o que me rendeu diversos cadernos e classes completamente tomados por desenhos, e não por matéria de aula). Meu professor era o super mega Daniel HDR, que ja fez trabalhos para a Dark Horse, Image e Marvel (simplesmente as 3 editoras mais poderosas de quadrinhos dos EUA). As aulas eram ali pertinho do Rua da Praia Shopping e além de ter aprendido a desenhar um pouquinho melhor, serviu para formar grandes amizades. Não sei se o curso ainda é ministrado, mas é altamente recomendado para quem quer aprender a desenhar melhor e para quem sonha em um dia publicar algo.

Nas aulas, o Daniel sempre falava e tentava ensinar pra nossa turma como fazer figuras bem realistas e proporcionais, o que fazia os alunos chiarem pois era um curso de quadrinhos e o que o pessoal (incluindo eu) queria desenhar era personagens bem estilizados nos estilos mangá e comics. Mas o Daniel insistia, com o argumento de que o bom desenhista só deve estilizar quando ele de fato prefere aquele estilo para expressar alguma idéia ou realçar algum detalhe. O bom desenhista não deve estilizar porque ele não sabe como fazer o desenho real. A estilização não pode ser uma desculpa para não aprender a fazer desenhos realísticos, que retratem o mundo. Ou a estilização deixará de ser estilo, e se tornará desculpa de mau desenhista.

Masakazu Katsura é um exemplo de bom desenhista que estiliza. Ele mistura cenários lindos e perfeitinhos com personagens estilizados bastante simples. Gosto bastante do contraste.

Gosto muito do traço do CLAMP também, especialmente em Guerreiras mágicas de Rayearth. Totalmente detalhado, exagerado, o máximo. Adoro isso. Pena que nas suas últimas obras o CLAMP resolveu simplificar (Angelic Layer, xxxHolic).

Em se tratando de quadrinhos americanos, gosto da arte de Alex Ross, apesar de que a única história desenhada por ele que comecei a ler não ter gostado muito (Terra do amanhã).

Logo abaixo, uma página de mangá desenhada por Katsura e uma ilustração de Alex Ross para o deleite de vocês.

Anúncios

7 comentários sobre “Estilização em anime/mangá e comics (quadrinhos americanos)

  1. Dark Horse, Image e Marvel (simplesmente as 3 editoras mais poderosas de quadrinhos dos EUA)

    Claro, porque a DC não conta, né? =P

    O Alex Ross é um dos meus desenhistas favoritos.

  2. Gostaria de receber instruções básicas para fazer um esboço de comics, por exemplo corpo e expressao, criei um personagem que aos 14 anos começa sua série de assassinatos apos matar seu velho tio que o criou, o motivo eh libertar as pessoas de seu sofrimento, atraves de sofrimento eh claro… com muita adrenalina e sangue… eh um personagem perturbado poiis viu a morte de seu pai aos 7 anos. Preciso fazer um esboço para passar para um cara q desenhe bem. falow.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s