Madame Bovary

Obra francesa de 1857, umas das precursoras do realismo e polêmica na sua época. Muito triste e muito bem escrito. A premissa é simples, tipo uma novelinha mesmo. O que marca é como o autor transmite os sentimentos dos personagens, a forma como ele escreve a situação desesperadora que a protagonista se encontra. Eu nunca tinha lido um livro com frases tão bem colocadas. Claro, algumas partes do livro são bem entediantes, especialmente as descrições dos lugares e o final que me desapontou um pouco, não pelos acontecimentos em si, mas pelo final ter ficado arrastado e inferior ao resto do livro. Mas ainda assim, vale MUITO a pena. Pretendo ler de novo em breve, e quem sabe com o livro fresco na cabeça, escrever uma análise ou um textinho melhor do que esse : P

Então, o romance conta a história de Emma, moça criada no campo. Pessoa boa, mas ambiciosa até os ossos. Sonha com uma vida de luxo. Casa-se, por paixão, com Carlos Bovary (ou Charles, depende da tradução), um médico interiorano limitado, entediante e, ao contrário da protagonista, sem grandes ambições. Carlos era realmente apaixonado por ela mas a impossibilidade de dar a vida que ela almejava leva a protagonista a manter relacionamentos fora do casamento.

Capa igualzinha ao livro que li

O livro rende muitas discussões. O narrador é sempre isento. Emma Bovary é egoísta e fútil por achar que a felicidade está numa vida de sofisticação e poder. Mas ela tem culpa disso? É justificável o comportamento dela? Ela teria outra saída, numa época em que as mulheres não tinham possibilidade de ascender ? E o (péssimo) comportamento dela em relação a sua filha e marido? Só lendo para (talvez) tirar uma conclusão.

Altamente recomendado ! 6 estrelas de 5 possíveis (e não, não está errado :P).

Só mais um adendo. O autor, Gustave Flaubert, ao contrário de Machado de Assis, por exemplo, não era nada prolífico. Flaubert escreveu pouquíssimos livros. Sua obsessão pela palavra perfeita, la mot juste, fazia ele ficar anos escrevendo e reescrevendo o mesmo livro (talvez apenas faltasse um bom empresário ou editor pa ele liberar logo as obras: P). Só Madame Bovary levou 5 anos para ser escrito. Sorte nossa. Antes uma Madame Bovary do que mil livros bons ou regulares.

Pra finalizar, aqui e aqui, textos bem interessantes sobre o livro.

Anúncios

10 comentários sobre “Madame Bovary

  1. adorei o comentario.
    o livro é show msmoo. eu n cuilpo nossa protagonista ela era apenas uma mulher que queria correr atras de seus sonhoss
    e concerteza uma mulher afrente de seu tempoo.
    concerteza existian e existem mulheres que morrem de vontade se viver, mais que n tem coragem de sair de seu casulo.

  2. Муж подошёл к Виктории и, задрав ей топику, разорвал крохотные зелёные штаны, которые сейчас же были выброшены в сторону. Порноролики можно выкачать по библиотекам – страпон, трах в попку и другие сцены. http://xrm2sts.ru/anal/anal_s_sekretarshej.html Галя, могучая, теплая игривая дамочка, одетая в голубую косынку и теребящую до коленьев красную шапочку, прибежала из солярия домой. Получите это фото и узнаете, как девушка оборачивается в отъебанную девицу. Неведомо как туда попала неповторимая красотка, 30-летняя в красных чулках.

  3. Gustave Flaubert reinventou a maneira de escrever romances desde então. É um narrador “neutro” que autoriza o leitor interpretar sua obra com maior autonomia. Pelo modo frio e desumano como é tratada pelo narrador, Emma parece-nos ser uma desgraçada ou uma “coitadinha”…o que é muito interessante se pensarmos que o autor queria mesmo era denunciar (implicitamente) a hipocrisia e degradação existentes na burguesia.
    OBS: Ascender socialmente não é e nunca foi sinônimo de deturpação moral, em outras palavras, os fins nem sempre justificam os meios….

  4. Aaaaaa o comentário é bom mais kkk odeio o livro tenho q ler para SEMINÁRIO pior coisa…Mais isso me ajudo Muito Valeu Aii 😀

  5. Trata-se de um dos maiores clássicos da literatura universal. É uma das obras-primas do Ralismo-Naturalismo. Publicada há mais de cem anos, é uma das obras mais lidas no mundo!

  6. eu nem li esse livro,me parece muito chato e nao gosto desse tipo de historia,ainda mais quando a gente é obrigado a ler ai mto foda(tinha q ler pro colégio)mas o resumo foi otimo pega assim de ultima hora pra fazer a prova 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s