Beatles e a moda – Dos terninhos com gravatas finas às roupas loucas

Os Beatles foram a maior banda de rock do mundo. Por isso mesmo, sua influência não se limitou apenas na música. Seus cortes de cabelo, ternos e roupas , tornaram-se mania na década de 60.

Por isso mesmo, vou comentar a indumentária do quarteto de Liverpool ao longo dos anos. Tudo baseado no documentário Anthology.

Quando os Beatles ainda não tinham empresário e eram uma banda independente, os rapazes usavam roupas de couro. Sim, casacos de couro, como aqueles roqueiros rebeldes. Pelo que deu pra entender pelo Anthology, eles achavam o máximo “transgredir” com aquelas roupas.

Vendo hoje, os Beatles ficam bem estranhos de couro. Eis uma foto pra confirmar o que digo:


Estranhos

Mas daí chegou o Brian Epstein, empresário, e mandou dizer que aqueles casacos não estavam com nada. Que eles deviam usar terninhos modernos (que hoje em dia são super retrô) e serem arrumadinhos.

Nesse ponto concordo plenamente com Epstein. Bandas de com carinhas arrumadinhos de terninho sempre são mais legais. Franz Ferdinand e The Killers são a prova cabal. Se bem que o visual “I don´t care but I actually care”, com cabelos desgrenhados e roupas arrumadas de forma desarrumada, como do Strokes é o máximo também.

Então, os Beatles começaram a fazer sucesso, a Beatlemania chega ao ápice, e a roupas e corte de cabelo viram moda por todo mundo.

Mas a partir do disco Rubber Soul, os Beatles enjoaram dos terninhos e do cabelo curtinho e bonito. Começaram a deixar o cabelo e a barba crescer, mudaram as roupas. Como eles já eram famosos, Epstein não deve ter feito nenhuma resistência a mudança. Sem alguém para guiá-los nas roupas, começaram a ter a aparência cada vez pior : P

Vocês podem ver que mesmo aos 60 e poucos anos, os 3 beatles remanescentes do Anthology usam roupas horríveis. O Paul passa grande parte do Anthology com um colete nada a ver. O George usa uma roupas mega coloridas e estampadas (ao mesmo tempo). Por fim, o Ringo que se acha super modernoso : P

PS1: Notaram que as roupas que os Beatles usam na capa do Sargent Peppers foram praticamente recicladas para o clipe de Hello Goodbye. Será que foi intencional ? : P

PS2: Segundo o caderno Donna do jornal gaúcho Zero Hora, as gravatinhas finas dos anos 60 que os Beatles (e todo mundo na época) usava voltaram a moda. Isso pode ser confirmado também vendo as gravatas que Adalberto Marconi, interpretado por Dalton Vigh, da novela Duas Caras da Rede Globo, usa às vezes.

PS3: Prometo que paro de escrever sobre os Beatles. Se eu escrever mais alguma coisa relacionada a eles, vou ter que criar uma categoria própria pra banda.

Anúncios

4 comentários sobre “Beatles e a moda – Dos terninhos com gravatas finas às roupas loucas

  1. Descobri seu blog por acaso, tem muita coisa interessante, principalmente as relações ‘nada a ver’ com assuntos não relacionados como video-game.
    Aparência cada vez pior? Eles começaram a aparecer em público cada vez menos, logo a preucupação na aparência diminuia, principalmente por os trabalhos deles requerem estética músical e não na aparência, isso é o que realmente importa, e isso se prova com o sucesso de sgt. peppers(seguido por magical mystery), white album e abbey road, que foram significantemente mais bem sucedidos em influência, beatles fez diferença justamente por se reinventarem a cada disco… afinal porque estou postando num post tão antigo? esquece…!

  2. Hum, concordo que o que realmente importa é a música e não a aparência, mas acho que nenhuma banda dita grande pode se dar o luxo de descuidar do visual.

    Valeu pelos elogios ao blog Riadle e se tiver um tempinho, continua comentando, teus comentários são muito bem vindos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s