O chamado – Terror surrealista

Ontem passou na Globo o filme O chamado (e eu não assisti dessa vez porque não consigo assistir a esse filme sozinha : P) e me deu vontade de falar sobre ele.

Na minha opinião, é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, senão o melhor. Para início de conversa, ele trata do assunto mais assustador que pode haver em filmes feitos para dar medo: espíritos. Filmes como Pânico, Jogos mortais, etc, podem até ser assustadores, bons, mas não me assustam tanto simplesmente porque o inimigo é humano. Compre uma arma e você está protegido. Contra os espíritos dos filmes, não há o que fazer. Você morre e ponto final : P

Sem dúvida, os melhores suspenses e filmes de terror são com espíritos: Sexto sentido, O iluminado, Os outros, etc. Existem exceções, mas são realmente bem poucas.

Mas claro, ter espíritos na trama não basta. Tampouco ser de origem japonesa. Um caso clássico é o filme O grito, com Sarah Michelle Gellar. Apesar de algumas cenas bastante legais (como a da criancinha aparecendo em vários andares quando um dos personagens desce de elevador), o filme não passa de uma sucessão de sustinhos gratuitos.

Mas então, se não é a temática, nem a origem, o que afinal faz o filme O chamado tão bom (e terrivelmente assustador) ? Certamente é a forma com a trama é conduzida. Notem o estilo hitchcockiano da trama: no início do filme somos apresentados a lenda da fita, uma morte horrível acontece, morte essa no qual vemos apenas o resultado final horrível, e não ela acontecendo, o que nos deixa tensos, curiosos, amendrontados, querendo saber como aquilo poder ter sido causado. Depois o filme se transforma numa investigação. E ainda por cima com contagem regressiva: a bela personagem de Naomi Watts só tem 7 dias para desvendar o mistério e achar uma solução. A medida que passa o tempo no filme (e por tabela o tempo da Naomi Watts vai se esgotando), o suspense vai aumenta, gradualmente, sem sustinhos, apenas tensão crescente.

Mas existe outra coisa que me agrada muito nesse filme e que o diferencia dos demais: as cenas surrealistas. Na fita que os personagens assistem durante o filme, aparecem diversas cenas desconexas entre si, de imagens aparentemente simples, mas estranhas, desconfortáveis como a longa escada caindo sozinha, a cadeira girando, a moça de cabelos negros se jogando num precipício, etc. As imagens dessa fita me lembram um pouco o clima do clássico filme da década de 20 Um cão andaluz de Luis Buñuel e Salvador Dali (sim, porque além de pintar relógios molengas e elefantes com pernas de saracura, ele também fazia filmes). Pra quem não conhece, é um curta metragem mudo, no qual existem algumas cenas que lembram bastante o videozinho do filme O chamado como um olho sendo cortado por uma navalha, formigas saindo pela ferida de uma mão, etc.

olho e navalha
A clássica cena do olho e da navalha, bem no início de Um cão andaluz

Além de tudo isso, temos a assustadora Sadako (no filme original japonês, a Samara se chama Sadako e prefiro esse nome). Ela se arrastando toda torta e zenga me causa calafrios sempre que penso. Por sinal, tenho uma amiga que imita ela quase direitinho : P

mão com insetos do filme um cão andaluz
As cenas das formigas

Uma pena que a continuação do filme, O chamado 2, tenha ficado tão podre, tosca e ridícula.

19 comentários sobre “O chamado – Terror surrealista

  1. Sou eu!!
    E te prepara, que quinta-feira vamos fazer uma nova edição do chamado, regada a muita caipira, e batida de pêssego 😀

    Um beijo e adorei descobrir que tu tem blog 🙂

  2. Quando eu vi “o chamado” pela primeira vez, no cinema, tomei um baita susto. afuzel e fiquei pensando no filme durante dias. Logo após tudo me pareceu comum como um filme de terror visto pela 300 vez consecutiva, deve ser porque me acostumei com filmes de terror B tipo “sexta-feira 13”.

    Mas ainda considero chamado um filme notável, foi um dos poucos que me assustaram realmente.

  3. O Chamado é o melhor filme de terror que eu já. Eu devo ter um certo desvio de comportamento, porque eu fui um dos únicos do meu círculo social que não saiu correndo para ver Jogos Mortais 4. Aliás, depois de ver o primeiro, pra que se ver os outros ? São todos derivados dele.

    Um filme que eu gostei, e deve ter sido só eu, foi Água Negra, achei bacaninha, não que vá mudar o mundo, mas é bacaninha, bem melhor que a franquia “Saw”.

    Mas enfim, muito bom o teu blog. Já tá indo pros feeds tbm 🙂

  4. Fanny, eu só assisti ao filme umas 3 vezes se não me engano, por isso sempre me assusto muiuuuuto quando vejo. Mas eu sou meio que facilmente assustável por filmes de terror : P

  5. Guilherme, nunca vi o Água negra, a sinopse e tudo mais me pareceu um filme que eu iria gostar, mas sei lá, todo mundo chineleou o filme, dai nem dei chance pra ele.

    Vou seguir tua dica e assistir.

  6. gostaria de saber o nome do filme de um classico do terror a sinopsi e a seguinte um medico leva uma mordida de um macaco no laboratorio ahi nasce um olho no pescoço e da ahi crece uma cabeça ate sair um mountro do corpo dele se souver o nome desse filme eu agradeço

  7. eu adoro esse filme quando eu assistir eu tinha 09 anos eu assistir sozinha foi muito bom eu parei mais vou continuar aasistino muitos filmes irados beijos obrigada!!!

Deixe um comentário

