10 filmes da década

Respondendo ao meme criado pelo Anderson, ai vão os meus 10 filmes da década. Como era de se esperar, ficou uma listinha bem pop, e cheia de filmes de mulher : P

Por sinal, achei bem legal fazer uma lista assim. Achei interessante ver quais foram os filmes que mais me agradaram de 2000 prá cá. Eis a lista:

Closer -> Já falei exaustivamente desse filme nesse blog de tanto que eu gosto. Aqui um dos posts. Certamente o melhor da década até agora.


O chamado -> Falei nesse post.


Old Boy -> O filme mais alternativo da lista, por assim dizer. Violento, chocante, mas bem feito, com um final surpreendente.

old boy

Efeito borboleta -> Adoro filmes com viagem no tempo, e esse trata do assunto de maneira bem original. E tem uma música ótima do Oasis no final.


O grande truque -> Filme muito bem construido. Mais um com um final que surpreende.


Os outros -> História claustrófobica com a branquelissíma Nicole Kidman.

os outros



O Diário de Bridget Jones -> Eu adoro comédias românticas inglesas.

bridget jones



Simplesmente amor -> Eu já disse que adoro comédias românticas inglesas? : P Apesar de ser um filme meio irregular, merece estar na lista. Aqui post sobre ele.


Um Grande Garoto -> É inglês, mas dessa vez não é comédia romântica. Filminho simples sobre amizade com um roteiro muito afiado. O Hugh Grant como o cara que vive sem responsabilidades está muito bom.

grande garoto



Menina de ouro -> O filme apela um pouco na carga drámatica, mas ainda assim, mereceu o seu oscar. Aqui o post.


Notem que 3 dos filmes tem o Hugh Grant. Cruzes : P


Eu podia ter colocado Amélie Poulain, As horas, Antes do pôr-do-sol, Nove rainhas, Cidade dos sonhos, que são bastante bons, mas sei lá, fui mais com a cara dos supracitados.

UPDATE: Incluiria também MeninaMá.com (no original Hardcandy, porque esse título em português é péssimo), e Juno. Sim , sou fã da Ellen Page. Só não sei o que eu retiraria pra colocar no lugar ; )

10 comentários sobre “10 filmes da década

  1. Gosto mto de todos, menos EFEITO BORBOLETA e MENINA DE OURO. O CHAMADO? Achei uma escolha bem cool. E o Hugh Grant nesses filmes está mesmo maravilhoso, especialmente de primeiro ministro 🙂

  2. Anderson, menina de ouro foi o que eu botei em último lugar na lista, poderia ter saido, mas eu gosto de draminhas. Efeito borboleta não é de pensar nem nada, mas é viagem no tempo, isso é o máximo : P

  3. Mari,

    A personagem da Natalie Portman não é má mesmo, é a única. Os outros todos são egoístas e amam somente à si mesmos. A Alice / Jane é a única que ama mesmo, a única que se entregou sem medo, a única que foi verdadeira – e curiosamente a única que escondeu a identidade formal dela.

    Aliás, essa discussão de que ela omitiu a “identidade” dela, mas foi a única que se mostrou verdadeiramente ao amor que ela tinha dá uma discussão deveras interessante.

  4. Agora sobre o teu post em sí …

    “Um Grande Garoto” é uma ótimo filme … adorei ele, é um dos filmes que eu tenho em DVD aqui em casa … a seqüência dele tocando guitarra na escola é uma obra …

  5. Exatamente, eu acho a Natalie Portman a personagem mais interessante de Closer. E o fato de ela ter escondido sua identidade realmente gera várias discussões.

    E sim ,adoro o filme O grande garoto. Foi daqueles filmes que vi por acidente passando na TV e me apaixonei de primeira : )

  6. Menina de ouro e um filme q começa bem, com muito entusiasmo e superaçao, mas leva um banhu de realidade fria e dramatica, q deixa o filme mto melancolico.
    “os outros” é um pouco parado e concentra suspense aonde n deveria na minha humilde opiniao, e tb nun assusta ninguem.
    mta genty reclama q “o chamado” nao ten nada a ver,
    porem as cenas ao lado do telefone marcaram o cinema

  7. Da lista gostei de Old Boy e Closer, mas do resto não estão nos meus tops, mas boa lista. A minha até 2009:

    1 – O Cavaleiro das Trevas.
    2 – Gladiador
    3 – Cidade dos Sonhos
    4 – Trilogia Senhor dos Aneis
    5 – Brilho eterno de uma mente sem lembranças
    6 – O pianista
    7 – Requiem para um sonho
    8 – Avatar
    9 -Kill Bill
    10 – Closer

Deixe um comentário

