O chocolate Kit Kat e o paradoxo da escolha

Nesse artigo (em inglês), é discutido o caso do Chocolate Kit Kat. A Nestlê tentou aumentar as vendas introduzindo novos sabores do famoso chocolate. Mas acabou tendo uma queda geral das vendas de 18%.

O artigo culpa os sabores bizarros e toscos criados. Mas existe uma outra explicação por trás de tudo: O paradoxo da escolha.

Quando existe apenas um tipo de Kit Kat para escolher, você deve decidir apenas se quer ou não quer. Quando confrontado com 5 sabores, a decisão fica muito mais difícil.

sabores kit kat
Milhões de opções de Kit Kat no Japão

“Devo escolher o Kit Kat normal, o de morango ou de banana?” Quando as pessoas precisam escolher, as pesquisas comprovam que elas simplesmente não farão escolha nenhuma. Então, quando o consumidor deve escolher entre muitos sabores, ele provavelmente vai pegar um Twix ao invés do Kit Kat.

É bem comum ver organizações tentando aumentar as vendas acrescentando complexidade(mais opções de sabores) para seu público consumidor, achando que os consumidores querem novas opções. Consumidores querem as coisas fáceis, nada mais.

Post traduzido e baseado nesse aqui.

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13 comentários sobre “O chocolate Kit Kat e o paradoxo da escolha

  1. Isso é uma lei básica de Mercado. Por isso Ford vendeu tantos carros lá no início dos tempos.

    O q os produtores do Kit Kat deveriam fazer é colocar todos esses sabores numa caixa tipo as de bombons. Seria uma boa saída.

  2. Eu acho essa lei de mercado tão interessante. Porque o senso comum diz que quanto mais opções melhor, e acaba que não é isso que acontece.

    Outro caso disso é Apple. Eles lançam sempre APENAS 2 ou 3 modelos de notebook, que acabam vendendo MUITO.

  3. Aqui na Inglaterra só existem dois tipos de KitKat: o normal e o dark, que é de chocolate meio-amargo. Este último foi introduzido há pouco tempo, por volta de um ano, mas é difícil encontrar em todos os lugares…

  4. Chocolate amargo é tudo de bom. Mas não passe dos 75% de pureza, OK? Pq acima disso é horrível XP

    Ah, voltando à questão: num mercado de pouca concorrência, vc até pode diversificar o produto com alguma chance de sucesso. Ou, então, se vc é a “coca-cola” do pedaço.

    T+

  5. Esse chocolate (normal) é uma delíciaaaaa. Deixem ele uns minutos na geladeira e depois comam, coisa de outro mundo. Os sabores q foram lançados não conheço e sinceramente nem pretendo. Comi o normal a uns 2 meses atrás. Sem comentários!!!!!

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