Neon Genesis Evangelion, o Lost dos animes

Evangelion é um anime (e posteriormente um mangá, contrariando o fluxo natural japonês de primeiro ser feito o mangá e depois o anime) do estúdio Gainax, e dirigido por Hideaki Anno. O anime foi transmitido pela falecida Locomotion aqui no Brasil, mas foi redublada e vai ser transmitida pela Animax.

Ops, você não conhece o estúdio Gainax ? Uma introdução.

A Gainax é um dos mais cultuados estúdios de animação. Da Gainax surgiram diversos animes de bastante sucesso como o bizarrícimo FLCL (pronuncia-se Furi Kuri), Nadia and secret of Blue Water (que eu não cheguei a assistir inteiro), o cultuadissímo Otaku no video, que eu tenho obrigação de ver no futuro, e o melhor shoujo de todos os tempos: Karekano, entre outras obras.

Você também nunca ouviu falar sobre Hideaki Anno ? Ok, outra introdução:

Hideaki anno é o diretor da maior parte dessas obras. A sua característica que o diferencia da grande parte dos diretores de animes é sua tendência a abordar os aspectos psicológicos de seus personagens. Os personagens de seus animes são muito mais profundos e verossímeis do que a grande parte dos da concorrência (salvo algumas exceções, como Serial Experiments Lain). Mesmo que você não goste da obra dele, ou não ache ele tudo isso que dizem (o meu caso), temos que dar o braço a torcer. Hideaki Anno foi muito além dos outros diretores de animes.

A obra máxima de Anno é Neon Genesis Evangelion. Anime de apenas 26 episódios que virou cult no mundo dos animes. Obra obrigatória para qualquer um que se autodenomine otaku. Em Eva (o nome que os fãs carinhosamente chamam a série), criaturas gigantes chamadas Angels atacam a terra. Robôs gigantes chamados Evangelion são a única solução contra essa ameaça.

Abre parênteses

Nunca entendi essa fixação por robôs gigantes que os japoneses tem. Todo seriado estilo Flashman, Changeman, (os Sentais) tem um robô gigante. Um dos animes de maior sucesso de todos os tempos no Japão é Gundam Wing, que nada mais é do que um anime sobre robôs gigantes. Existe uma infinidade de seriados que tratam sobre essa temática Japão. Outro que me lembro de cabeça é Patlabor que passou na Fox Kids brasileira. Só há uma explicação possível: coisa da mente insana (e legal) dos japoneses.

Fecha parênteses

Os Evangelions só podem ser controlados (por algum motivo que mais tarde será desvendado na série) por crianças de 14 anos específicas. Uma delas é Shinji Ikari. Shinji é o personagem mais inseguro que já surgiu em qualquer produção, e seus medos e preocupações serão duramente testados até o fim do seriado. Outra piloto é Rei Ayanami: a personagem sem sentimentos e para muitos a mais sexy dos animes (claro, isso se você gosta de albinas submissas : P).


Rei Ayanami é pop, já foi capa da Rolling Stone (!)

Uma outra qualidade de Evangelion é que existem vários mistérios que vão surgindo e sendo revelados aos poucos (bem no estilo Lost). Entratanto, justamente aí reside também seu maior defeito: muitos desses mistérios não são bem explicados, o que deixou muitos fãs revoltados. Os 2 episódios finais do seriado foram tão viajantes e destoaram tanto do resto da série que um filme foi produzido que reconta a história desses dois episódios de forma mais normal, por assim dizer.

A parte técnica de Evangelion é exuberante. A animação, apesar de ter vários momentos vamos-economizar-acetato típicos da Gainax, é muito bem feita. Assim como a ótima trilha sonora.

Pessoalmente não acho Evangelion o melhor anime do mundo, alguns episódios são bem chatinhos, mas a história é realmente interessante, e sendo uma série curta e com um roteiro bem mais elaborado do que a média de qualquer produção (sendo anime ou não), vale a pena conferir.

36 comentários sobre “Neon Genesis Evangelion, o Lost dos animes

  1. Locomotion!! Caramba, não me lembrava mais desse canal. Quando a gente tinha DirecTV, isso lá por 2000, olhava de vez enquando o canal. Tentei muito gostar do desenho pois achava (ainda acho na verdade) o desenho muito bem animado e com um ótimo traçado, só que foi em vão. Não me adaptei ou não entendi a história.

    E era justo no tempo que olhava Dragon Ball Z no Cartoon, então era mais fácil e divertido olhar o Goku morrer e caminhar pelo Caminho da Serpente no inferno que olhar um desenho mais adulto. Só que todo mundo fala bem, quero olhar de novo. Outro cult é esse tal de Death Note né?

  2. Pois é Kursch, eu acho que o final do mangá vai deixar mais esclarecido ainda as pontas soltas que o final de Eva deixou. Mas do jeito que tá indo, só vão termina-lo em 2050.

  3. Pra quem gosta de coisas sem sentido evangelion é um “bom anime”, é muito apelativo por ser uma historia complexa que não leva a lugar nenhum, os personagens parencem loucos com reações exageradas e pouco convincente. Prefiro muito mais Death Note, Code Geass, D.Gray-Man, etc… Do que um anime maçante e sem sentido.

  4. Mas aí que tá, ele leva a algum lugar sim. A moral, resumindo, é que durante o anime todo, todos os personagens demonstram fraquezas em suas personalidades, especialmente o Shinji. Aí nos 2 últimos episódios do anime acontece o projeto da instrumentabilidade humana, que é juntar todo mundo naquele liquido de LCL (isso é bem mostrado no filme). No 2 últimos episódios do anime, que é o ponto de vista da alma do Shinji depois da junção de todo mundo no LCL, a gente vê que com a ajuda das outras pessoas que estão fundidas nele, ele finalmente aprende a ser uma pessoa feliz.

    Claro que eu só fui entender esse final depois de ler na internet e alguns amigos me explicarem, já que de fato ele é bem complexo mesmo, mas depois que se entende, não tem como não achar esse anime SENSACIONAL !

  5. É o seguinte, pra mim um dos melhores animes que eu já ví, hoje em dia o que chama a atenção do publico fãs de animes é simplesmente ilusões, tipo se não tiver magia ou muita violencia não cai no gosto do publico neon genesis evangelion mostra que é possivel sim cativar o publico com uma bos história.

  6. O Evangelion é um anime um tanto fora do comum, por assim dizer.
    Acho que cada um tem sua forma de ver o final.
    Mesmo assim, acho que deveriam fazer um final mais explicativo, por que sinceramnete, EU ACHO QUE FOI UMA PÉSSIMA IDÉIA COLOCAR OS DOIS ÚLTIMOS EPISÓDIOS CENTRADOS NA MENTE DO PERSONAGEM PRINCIPAL, COLOCANDO TODO O RESTO DA SAGA DE LADO.
    Que droga cara…
    O que aconteceu com a Asuka?
    Pirou?
    Se curou?
    Não sei, não faço a mínima idéia, e isso me incomoda muito.
    Um anime pode muito bem ser inteligente sem ser cansativo, pegue Death Note como exemplo.
    Ele também pode ter um final surpreendente sem ser incompreensível, Death Note como exemplo também. (não vou bancar o spoiler, peço para que não banquem também.)
    No final, acho que é um anime com um potencial enorme, e que apesar de boa parte ter sido aproveitada, pra mim poderia ter sido melhor.
    Desculpe o comentário grande, sei que ninguém nunca vai ler isso, muito menos responder.

  7. Outra coisa, eles deram finais “alternativos” para filmes, ms enquanto a mim?
    Eu só assisti à série, aposto que existem maitos como eu por aí assim também.
    Penso como se ouvesse um vazio em mim toda vez que penso neste anime, penso que não o concluí, penso que ainda falta um episódio a ser lançado, algo que ainda vai acontecer…
    Me vejo preso a este anime, não sei se o amo, se o odeio, não sei de nada, só que que essa sensação me incomoda…
    Ansiedade… É esta a única palavra que pode descrever o que sinto agora.
    Acabei de terminar a saga, creio que muitos de vocês se sentiram assim também.

  8. eu vii o ng evangelion até a parte em que o angel ataca e destroi as 11 blindagens da nerv e entra dentro da organizaçao onde está o adão e shinji salva todos + o eva 001 é desligado e o shinji consegue reativar o eva + o angel preso no eva acorad e começa sai da armadura sintetica do 001 qual é o numero desse ep sódio ? o meu msn é joao.pedro_familia@hotmail.com

  9. Neon Genesis Evangelion é uma série intrigante, complexa e muito bem produzida, apesar de certos clichêse e dilemas velhacos da ficção científica. Sobre os pontos não esclarecidos nos 26 episódios, acho relativamente normal, pois não fazem parte do cerne do anime. Seria algo semelhante à metamorfose de Gregor Samsa: ninguém sabe porque acontece, não há motivação alguma para tanto, apenas as consequências são expostas. Sobre a instrumentação humana dos dois últimos episódios, peloamordedeus, não precisa nem recorrer a internet pra sacar que era aquilo, né?
    Eu fiquei meio confuso porque tinha interpretado – e já deu pra notar que todo mundo tirou a sua própria interpretação desta budega – que toda a humanidade fora sacrificada num experimento evolutivo que sagraria Shinji o único ser humano vivo e uma espécie de nova raça aprimorada seria instanciada a partir de sua mente. Então, eis que um camarada me conta sobre mais filmes e mais explicações que contradiziam profundamente minha tese, enfim, broxei.

  10. ctrl c ctrl v no que o Ícaro disse! perfecto meu caro!há sempre confusão qdo um anime centra na mente do personagem u.u… o resto do anime é ótimo, mas a partir do 25, juro que abri o 24 novamente achando q não tinha terminado de ver. A Asuka ( *-* tem q ficar com o shinji vaaain xD) vanished do mapa por 7 dias e puf… sumiu… tava todo mundo morto naquela cena depois.. ó o susto q eu tive vendo a misato morta xP… não sei se assisto os filmes. Fiquei tão empolgado pra acabar nisso…

  11. Eu vi os 26 episódios e os filme The End of Evangelion (que é o verdadeiro final do anime), mas mesmo assim não entendi.

    Alerta de Spoilers:

    Pq o Shinji tenta sufocar a Asuka no final? O que o pai do Shinji tentou fazer com a Rei?

    Fim dos Spilers:

    Sinceramente, deveriam criar um episódio extra explicando melhor o anime

  12. O Shinji tentou sufocar a Asuka(assim como eu também tive vontade)porque ela é insignificante,não que o Ikari seja o herói número 1 do animê,mas…se era pra alguém começar um mundo novo com ele,por favor,que não fosse a Asuka >.<'

    Ele tentou sufoca-la,após ver a imagem da Ayanami,foi uma forma de descontar o próprio peso do mundo somado com uma injustiça estonteante,se fosse pra alguém ter ficado realmente com o Shinji,com certeza esse alguém seria a Ayanami,que deu sua vida miserável pra protege-lo quando realmente se deu conta que o amava e que podia sentir…concluindo,na minha opinião,ele queria a Ayanami,não a Asuka!^^

  13. Existem dois finais, um do próprio anime e outro em OVA. O do anime foi feito “nas coxas”, porque o estúdio andava mal das pernas e não havia dinheiro suficienet. Daí que o Anno bolou o final do Shinji descobrindo como ser feliz e recebendo parabéns de todos.

    Porém ele nunca quis que o anime terminasse assim. Por isso, quando houve viabilidade pra o filme “The End of Evangelion”, foi feito o final com o Shinji e a Asuka na praia do mar de LCL.

    Se você não entendeu nenhum dos finais, não se preocupe. Hideaki Anno, desde o início, pensou em um final que permitisse múltiplas interpretações…

    Há uma série de 4 filmes (dois já lançados, inclusive batendo recordes de bilheteria no Japão), onde a história é recontada, com alguns personagens novos, onde com certeza haverá um terceiro final como alternativa… Parece que um final alternativo não é suficiente… hehehehehe

  14. evangelion foi uma das melhores sériesde animes q eu já vi e eu odiei the end of evangelion, o Shinji terminar com a retardada da Asuka?e o que aconteceu com a Rei ? ela sem duvida é a personagem mais sexy desse anime>

  15. Evangelion é sim o melhor anime de todos os tempos. Já foi comprovado, tanto que até hoje recebe prêmios atrás de prêmios. sem mais….

  16. Após ver a série, death & rebirth e the end of evangelion, possuo alguns sentimentos intalados: depressão, arrependimento, vontade de alterar a realidade. Esse último é por que a mente de Shinji é tão confusa que eu desejei o óbvio para mim, um final mais feliz. Não sei foi só eu que passou a série inteira querendo manipular as ações dele, ou até ser ele e fazer as escolhas “certas”. Enfim, mexeu comigo, e muito.

Deixe um comentário

