Robôs criativos são possíveis?

Filmes como Inteligência Artificial de Steven Spielberg, ou o Exterminador do Futuro sempre despertam questões como se softwares e robôs um dia serão mais parecidos com os seres-humanos. Depois de assistir a uma entrevista com Marvin Minsky, diria que a resposta é sim. Por exemplo, algo bastante inerente aos humanos, como criatividade pode sim ser emulado.

Marvin Minsky é o maior pesquisador de Inteligência Artificial e considerado um o pai da área. O mais interessante não é apenas a pesquisa dele propriamente dita mas também suas idéias. Por exemplo, numa entrevista dada por ele que eu assisti em aula certa vez (que eu não achei no youtube pra linkar), ele é perguntado sobre o que é criatividade e se computadores podem tê-la. A resposta dele é genial. Ele diz que criatividade é fácil de recriar. Basta tentar todas as possibilidades. Por exemplo, se eu pintar todos os possíveis quadros numa folha, de digamos, tamanho A4 (o que é possível, apesar de inviável, devida a grandiosamente absurda quantidade de possibilidades), certamente sairão Monalisas, e outros quadros “criativos”.

Ou seja, um robô pode ser criativo, basta ele ir criando quadros exaustivamente na sua memória (mudando pixel por pixel), e ter uma boa função de avaliação para dizer se aquele quadro é bom ou ruim. Ou melhor ainda, o robô possuir uma boa heurística para poder de cara descartar os quadros que certamente são ruins, como um quadro todo branco.

Anúncios

2 comentários sobre “Robôs criativos são possíveis?

  1. Isso me lembra o meu trabalho de categorias, onde os objetos eram imagens e os morfismos eram transformações que transformavam uma imagem em outra. Teoricamente poderia ter um morfismo “Monalisa” que pegaria uma imagem em branco e a transformaria em “Monalisa” !!!! Coisas que só categorias proporciona pra você! : D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s