Eu conheci o Jiraya

Quando eu era criança, eu até curtia a moranguinho, a barbie, bonecas em geral, mas não adiantava, o que eu curtia mesmo eram seriados japoneses de heróis. E dentre todos eles, o meu favorito era Jiraya, o incrível ninja.

O seriado, basicamente, falava sobre um ninja que defendia a paz da Terra. O protagonista era Toha Yamashi, a forma civil de Jiraya. Abaixo uma foto com o Jiraya, seu irmão menor Manabu, sua irmã e o seu mestre (e pai adotivo), Tetsuzan Yamashi.


A familia unida


Toha (o Jiraya) e Dólar, seu cachorro

Eu tinha entre 7 e 9 anos enquanto ele passou no Brasil. Eu era tão fã, que no meu aniversário de 8 anos pedi de presente uma fantasia de Jiraya tosca mas que para crianças era super realística. Minha mãe me levou na loja de brinquedos (a falecida Superfestas, lugar de brinquedo, lugar de criança) e lá, descubro que além da fantasia, tinha pra vender uma espada olímpica de plástico com bainha e tudo. Dúvida cruel: peço a fantasia ou a espada? Minha mãe vendo a minha cara de indecisão (eu já era indecisa desde aquele tempo) resolve me dar os dois. Êxtase total.


Meu irmão com a fantasia e a espada olímpica

Além desses brinquedos, eu também tinha o disco do Jiraya. Tenho até uma fita VHS do meu aniversário de 7 anos no qual eu danço a música de abertura.


Capa do disco


Contracapa


Disco e encarte

Então, num evento chamado Anime World, organizado em Porto Alegre em Julho, um dos convidados especiais foi Takumi Tsutsui, nada menos do que o ator que interpretava Jiraya no seriado ! Apesar de eu estar meio enjoada de eventos de anime (acho que já fui em mais de 10), óbvio que fui lá.

E não é que consigo apertar a mão e tirar uma foto com o herói da minha infância mais ou menos 15 anos depois do seriado ter terminado no Brasil !? Emoção total !!! Pena que meu japonês ainda é insuficiente pra bater um papo ! E pena que não tive a idéia de levar meu disco pra ele autografar. Mas mesmo assim , um sonho de infância realizado !


Takumi Tsutsui, o Jiraya, e o loiro é Akira Kushida, cantor da abertura e encerramento do seriado em japonês

Pela foto, dá pra ver que Takumi mesmo aos 47 anos tá super novo !

Valeu Anime World por trazerem eles pra Porto Alegre !

Ainda tive a chance de conversar com o Ricardo Cruz, cantor brasileiro de anisongs que é pura simpatia. Graças a conversa, descobri que o ator que fazia o Jaspion, hoje em dia, mora em Okinawa e é professor de mergulho. Na minha viagem pro Japão que eu vou fazer um dia, vou tentar incluir umas aulas de mergulho : P

Pra terminar esse post, fiquem com a abertura em português do seriado.

31 comentários sobre “Eu conheci o Jiraya

  1. Mari: nerd desde criancinha!

    Eu não curtia Jiraya, mas adorava os Changeman, serve?

    Aproveitando o comentário, e abusando da tua pessoa super solícita que sempre responde, esses eventos são bacanas? Para criança? Porque, tipo, quem ama anime aqui em casa são os pequenos… morro de vontade de levá-los, mas não sei se iam curtir…

    Beijão!

  2. meus parabens eu nao pude ir ao evento em PoA. mas sem duvida foi emocionante.
    nao a conheço mas buscando fotos sobre o evento encotrei o seu site..
    deixo aqui site do dojo q treino do Bujinkan ja em atividade no estado a 20 anos.
    escola do Dr. Hatsumi(tetsuzan).
    http://www.bujinkanrs.com
    abraço

  3. :-)~~
    Eu era fãzaaaaaça do Jiraya!!! Achava muuuuuuuuuito melhor do que Jaspion.
    (eu sei a musiquinha da abertura de cor até hoje hehehe)

  4. Eu gostava de Jiraya e de um outro seriadinho que não lembro o nome.
    Eu lembro que adorava muito, mas eu era pequena (minha memória de infância é péssima) e não lembro dos nomes ahoeashoa.
    Mal lembro das musiquinhas :O.

  5. Ééé, tipo Jaspion, mas eram dois japas que “combatiam o mal”.
    Se não me engano eram dois que usavam uma roupa vermelha ou azul, não sei direito.
    Sei que eu gostava muuuitoooo.
    Acho que era CyberCops, algo assim.

  6. Pô q bacana!
    hoje tenho 26 anos mas ainda sou apaixonado pelos herois Japoneses especialmente o JIRAYA!
    Consseguir comprar quase todos os bonecos desses herois importados do Japão pq os q a Glasslite fez na época era muito “TOSCO”
    só meu Jiraya me custou 350 dolares…
    abs… parabens pela fotos, pq eu: quem dera!

  7. bem eu tenhu a coleção completa do jiraya,changeman,flashman e maskman amava aquela época em que passava todas essas series …levei um dia desses prus meus colegas de trabalho eles quase choram de emoção ao reverem os desenhos que fizeram parte de nossa infância e de vez em quandio eu empresto pra garotada lá perto de ksa e eles adoram ficam tipo nós quando eramos pequenos vidrados na telinha
    é isso aê + os personagens que eu gostava além de jiraya era o rainin wild e o kazenin storm e a luta que eu gostava era do jiraya vs dell star …

    de vez em quando revejo os capitulo + nunk me enjôo

    quero saber se algum de vcs bateu fotos com ele …

  8. Realmente, ele é um amor de pessoa. Tanto quanto o Wada Kouji, ano passado. Pra mim, essa é a melhor parte de trabalhar em eventos de anime e me estressar até o último fio de cabelo: conhecer ícones que marcaram minha infância/adolescência e ver o rosto do público emocionado em vê-los, também.

  9. Incrível! Até hoje guardo com muito carinho meu boneco do Jiraya, aquele de borracha que só articula as pernas em 90° os braços pra cima! É tão simples e ao mesmo tempo tão importante! Hehe!
    Que emoção! Parabéns!

  10. oi…por favor eu fiquei sabendo q houve esse evento só hoje…eu to com 29 anos e sempre curti jiraya…tenho ate as musicas no mp3…voces sabem se havera outro evento desses,e quando?abraços…

  11. Caramba … Eu do nada lembrei do Jiraya..e resolvi pesquisar…. eu era viciado…tinha na epoca uns 5 anos…. e de repente tive a curiosidade de pesquisar no youtube alguns videos..mto bom relembrar a infancia… adorei a foto…. Parabensss..

  12. Putz, sensacional…….Jiraya tb era meu herói na infância… guarde esta foto para sempre!!! O os outros atores que contracenavam com ele, a irmã dele, o Manabu o pai (acho que já morreu) como será que eles estão!! Tb era Fã do Jaspion. Parabéns pela fotooooooo…Rafael

  13. Bem, naum sei se vc vai ver este meu coment, afinal, to vendo q este post já eh d um ano atrás. D qq modo, adorei o q vc escreveu. Cheguei aqui meio sem querer pois estou a pesquisar sobre o Jiraya de quem sempre gostei muito. Ainda agora eu estou surpreso em saber q “Velho”, ou melhor, o Dr. Masaaki Hatsumi, ator que interpretou o Tetsuzan Yamashi, é um ninja de verdade e, pelo q li, o único vivo no mundo. Nossa, isso faz a gente pensar…Q legal saber q parte daquela ficção q fez parte da nossa infância é de fato algo real. Muito bom isso. Bem, abraços aí. rs

  14. Nooooossa q doidera hein…adoro Jiraya…so de rever a serie aki em casa ja me emociono…queria q o Jiraya Tb viesse a BH em algum evento…adorario tirar fotos com ele tb…ve tb se ele me ensina alguns movimentos ninjas…hahahahhaha…parabens pela foto ai…”ASSIM É NINJA, JIRAYA”

  15. aaaaa…se alguem souber de algum evento q o JIRAYA vai vir ao BRASIL, avisem por favor…se der bobeira vo la no JAPÃO mesmo pra conhecer pessoalmente ele o JIRAYA e os TOGAKURE…ABRAÇÃO A TDS VCS…E VIVA O JIRAYA…Uhuuulll…ASSIM É NINJA, JIRAYA 😉

  16. eu não sei mais o que fazer para conhecer essa galera poie desde que eu tinha 6 anos eu era fã de carteirinhe dessa galera e acistia numa tv de 20 polegada preta e branca do tempo do ronca e amo eles ate agora hoje to com 19 anos e nunca mais vou esqueser esse desenhos ..quero muito conhecer-lho.

  17. eu não sei mais o que fazer para conhecer essa galera poie desde que eu tinha 6 anos eu era fã de carteirinhe dessa galera e acistia numa tv de 20 polegada preta e branca do tempo do ronca e amo eles ate agora hoje to com 29 anos e nunca mais vou esqueser esse desenhos ..quero muito conhecer-lho.

  18. nossa! quanto tempo!!!
    como é bom relembrar os velhos bons tempos..
    eu era apaixonada pelo ninja jiraia..rs
    e que bom saber que ele ainda tá novo e bem!

  19. E eu que quando ganhei meu cachorro eu coloquei o nome dele de Dólar porque ele era igualzinho ao do Jiraya. Eu tinha 7 anos (isso em 1990) e todo mundo pegava no meu pé. (Por que vc não coloca Cruzeiro, ou Cruzado? rsrsrsr) Até eu explicar era uma luta… rsrsrs… Ontem fez oito anos que meu cachorro morreu.

  20. eu adorava tds os seriados que davam na antiga tv manchete, JIRAYA, JASPION, CHANGEMAN, FLASHMAN, CYBERCOPS, PATRINE.esses eram os meus preferidos!!!

  21. Eu vou todos os anos no anime friends,ainda não os conheci pessoalmente,somente vi takumi tsuitsui e o kushida no show aqui em sampa quase chorei de emoção,tenho os dvds ,bonequinhos do jiraya,jaspion e jiban,eu adoooro a todos eles!!!

  22. Eu tenho 28 anos e quando passava o Jiraiya eu tinha uns 8 ou 9…ele Vai estar sempre em nossos coraçoes,graças a top tape e a Extinta Manchete. Pra sempre Jiraiya!!

Deixe um comentário

