Traumas de infância: o filme A História sem fim

Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos é A história sem fim. Um clássico de aventura dos anos 80. Tão clássico que é até citado em músicas. Por exemplo, na música Shakin’ da banda californiana Rooney (essa música também toca num episódio do seriado The O.C). Esse filme também é quase sempre citado em listas de melhores filmes de fantasia, junto com filmes com o calibre de O senhor dos Anéis.


Falcon, a criatura voadora do filme. Ele só perde em meiguice para o gato de botas de Shrek 2


Falcon de novo, numa aparição especial em Family Guy

Tem uma cena em História sem fim que muito me marcou. Nessa cena, Atreyu (o herói junto com Bastian) e seu cavalo devem atravessar um pântano. Mas esse pântano tem uma peculiaridade: se você tiver pensamentos ruins como medo, você afunda e morre.


Atreyu e seu cavalo

Atreyu consegue atravessar o pântano. Mas seu cavalo não consegue, e afunda.

Essa cena contando desse jeito, parece simples, mas ela é super-ultra-mega-chocante. Tipo, eu ficava muito impressionada quando assistia ela. Só que eu achava que era porque eu sou meio medrosa e tal.

Mas após escutar o NerdCast sobre traumas de infância, descobri que o Jovem Nerd também se traumatizou com essa cena. Depois, falei com uma amiga, e ela também relembrou dessa cena como um trauma de infância.


Nerdcast!!!

Daí fui procurar essa cena no Youtube. E não é que achei.

Vejam, o cara que postou o vídeo disse que é a melhor cena do filme. Que cara do mal.

Esse é um dos comentários que tem no link desse video, o qual concordo plenamente:

best part? man that is cruel. saddest part yes

Nesse outro vídeo sobre a cena, mais comentários de pessoas chocadas:

I was about 7 when i saw this clip, and a MASSIVE horse fan ( still am! ) aand i cryed everytime i saw this.<

Esse comentário é ótimo:

Forget schindlers list, the end of terminator 2, the green mile, American History X, etc etc this sad scene pwns them all!!!!

O pior foi que com outros comentários descobri que parece que o cavalo de fato morreu mesmo nas filmagens da cena. Será que isso é verdade?

De qualquer forma, fica evidente que essa cena foi mal dimensionada para seu público alvo uma vez que traumatizou uma grande quantidade de crianças. O diretor desse filme deveria ser processado : P

E você ? Se lembra desse filme ? Tem algum outro trauma de infância ?

23 comentários sobre “Traumas de infância: o filme A História sem fim

  1. Se eu te falar que essa cena é a culpada pela única vez na minha vida que eu chorei assistindo um filme, você acredita?

    Fiquei besta de ver tanto feedback de uma cena que até hoje eu achava que era minha e só minha…

    =D

    Obrigado! =*

  2. E o IMDB diz:

    “During filming in the Swamps of Sadness, a faulty platform mechanism caused the death of one of the horses portraying Artax. Noah Hathaway was so upset he didn’t return to work for two weeks.”

  3. e depois falam q o guilhermo del toro e seu labirinto do fauno são horrorizantes…

    se for considerar q o filme anterior q o Wolfgang Petersen dirigiu(um sobre a II Guerra e ele até foi indicado ao oscar) dá pra entender o alto nivel dramático da história. mas nem por isso ela deixa de ser pura fantasia tb
    XD

  4. Não tive muito medo, mas me lembro de ter mudado de canal rapidamente ao ver a cena do cavalo…foi triste…mas nao tinha medo do falkor, ou do comedro de pedras, engywook, junior, talvez das esfinges do oráculo, mas mesmo assim é um filme brilhante…
    P.s: Não eh Falco, eh Falkor!!!! Vai ver o filme dublado é isso que acontec…rsrsrsr

  5. Eu assisti essa versão do filme e fiquei chocadérrima, quando o cavalo afunda é muito triste, não deviam mesmo deixar crianças assistir esse filme, é traumático, já não gosto muito de filme com animais, agora que eu sei que ele morreu de verdade, não assisto mesmo, mais a história sem fim é linda, gosto muito é legal mais a versão antiga é mais bonita…

  6. caramba….so eu q vejo semelhança entre o cavalheiro Atreio e sru cavalo com o personagem Wanda e seu escudeiro Agro no lendario jogo SHADOW OF THE COLOSSUs…inclusive o final tragico do equino nas duas historias….Serio pessoal estou em estado de choque com essa informaçao sobre a morte do cavalo….torço pra q seja lenda urbana….Masfora isso historia sem fim e um mega filme que nao merecia aquela sequencia podre e sem graça.. CLASSICO INCoNTESTAVEL e ABSOLUTO.

  7. Ô povo burro.. no final do filme o cavalo aparece vivo e correndo junto com o atreio pelos campos… não entenderam nada.. kkkk .. comprem de novo o filme e vejam… nas Americanas vende… hehehe.. ai ai.. trauma.. era só o que faltava..kkk

  8. Afundar no pântano da tristeza a meu ver é uma representação da depressão, por isto talvez cause tanto trauma nas pessoas. A pessoa que não luta contra a tristeza afunda. Este filme é genial. Cheio de representações ocultas.

Deixe um comentário

