A história do seriado Chaves

Post em homenagem ao R_the_alien, que adora Chaves e Chapolin.

Aproveitando os podcasts sobre Chaves e Chapolin, finalmente li um livro que ganhei na minha formatura, Chaves de um Sucesso, de Pablo Kaschnner, altamente recomendado para fãs. O livro foi feito baseado na monografia de final de curso do autor, que foi obviamente sobre Chespirito (apelido de Bolanos, criador e ator de Chaves) e seus dois seriados de maior sucesso.


Isso isso isso

Uma das partes mais interessantes é a história do seriado Chaves contada no livro. Inicialmente, existia um quadro de poucos minutos no programa do Chespirito de uma criança pobrinha sem nome. Como esse quadro fez muito sucesso, em 1971 esse quadro ganhou nome, Chaves, e virou seriado. Inicialmente, era composto apenas pelo Chaves e Seu Madruga, os outros personagens foram acrescentados aos poucos. Em 72 finalmente temos a trupe completa e os personagens finalmente assumem as características marcantes que conhecemos hoje (antes, por exemplo, Seu Barriga ainda não era o dono da vila, só um cobrador de aluguel, seu madruga não usava sempre a camiseta preta, e Dona Florinda não usava os bóbis sempre). Um episódio desse período inicial que passou no Brasil é Seu Madruga Leiteiro (episódio raro não mais exibido pelo SBT). Dá pra notar que os atores estão bem jovens.

Em 1974, a atriz que interpretava Chiquinha decidiu sair para gravar um programa de variedades. Por isso Bolanos criou dois personagens para preencher o buraco: Pópis e Nhonho. Nesse período, as crianças começam a frequentar a escola, e Girafales ganhou destaque consequentente.

Em 1975, Chiquinha volta, já que seu programa não fez sucesso. O sucesso é tanto, que em 1978, os atores já são celebridades, e graças aos investimentos maiores, começam os episódios musicais e os célebres episódios de Acapulco (que o ator de seu Barriga confirma numa entrevista do livro que o episódio foi patrocinado pelo Hotel, e que era um alvoroço de fãs durante as gravações). Nesse ano também acontece o especial de Natal na casa do seu Barriga.

Infelizemente, no inicio de 79, é a vez de Quico decidir sair. Logo após, é o seu Madruga que sai. Por causa disso, em 1980, Chaves volta a ser um quadro do programa Chespirito. Para dar ânimo ao seriado, Bolanos cria um novo cenário: o restaurante da Dona Florinda. Notem que seu Madruga e Quico de fato não aparecem nesses episódios. O carteiro Jaiminho e Dona Neves são os personagens criados nessa fase do programa.

Em 1981 seu Madruga volta, e novos episódios são gravados até 1983, quando o seriado finalmente termina, sem episódio final.


Turma do Chaves

Em 1988, Seu Madruga morre, e Quico já não se dava bem com Bolanos. Mesmo assim, o seriado voltou a ser gravado. Basicamente, eram episódios na escola sem a presença de Quico, e alguns remakes com o Nhonho no lugar do Quico e Jaminho no lugar de Madruga. Entetanto, é nítido que com o envelhecimento, os atores perderam um pouco o ritmo. Essa fase pode ser acompanhada no programa Clube do Chaves que passou no SBT alguns anos atrás, infelizente, com aquela dublagem nova que os fãs não gostaram. Essa segunda fase durou (no México) até 1992, quando a morte de Jaiminho e de Dona Clotilde sepultaram o seriado. Em 1995 é a vez do programa Chespirito chegar ao fim.

Atualmente, o programa é transmitido em quase toda a América Latina, mesmo anos após o fim do seriado, comprovando que o humor usado em Chaves/Chapolin nunca fica datado, é atemporal.

44 comentários sobre “A história do seriado Chaves

  1. “Post em homenagem ao R_the_alien, que adora Chaves e Chapolin.” – hauhauhauah rindo descontroladamente huahauha Assim o povo acredita viu.

    Não sabia que tinha toda essa historia nos bastidores da série. Eu sabia sim que houveram problemas entre os atores, mas sempre achei que foram depois de terminadas as gravações por direitos autorais e tudo mais.

    Interessante saber que eles driblaram vários problemas para seguir com a série.

    Fato é que sempre que zapeio os canais na tv e está passando Chaves no SBT, eu começo a rir e não por causa da série, mas por causa dessa historia toda de podcast.

    E esse realmente deve ser um objeto de desejo para os fãs.

    Obrigado pela homenagem de qualquer forma 😉

  2. haha, eu sempre sou super linxada quando digo que não gosto de chaves, nunca gostei >.<
    Mas acho demais o sucesso que eles fazem, há trinta anos, na américa latina inteira.

    Eu não me dou muito bem com coisas feitas à mão também não, minha coordenação motora não é lá aquelas coisas, nem a minha paciência… mas to tentando mexer com isso bem pra trabalhar as duas : )

  3. Um dos poucos programas que eu lamento ter acabado.
    Acho que nada marcou tanto a minha infância quanto Chaves e Chapolin e até hoje ainda me divirto quando tenho um tempinho para assistir aos episódios e me surpreendo quando do nada começo a cantar alguma das músicas que impregnaram na época … “que bonita sua roupa, que roupinha …” huahahuhauha
    Nostálgico total.

  4. Sou fanzão deste seriado acompanho a mais de vinte anos este seriado já sei decorado cada fala dos personagens……..é muito legal…..e nam tem quem nam se diverte com chaves e sua trupe

  5. nus !! nao sabia da historia do chaves
    aos poucos fui pesquisando e vi q é uma historia bonita mas.. com suas tristeza tbm
    amu o chaves ja vi todos os seus episodios e são todos bons … tenho todos os episodios e vejo praticamente todos os dias .
    muito bom msm adoruH …
    sempre dou minhas risadas e olha q ja sei todos
    hahahahahha… mas CHAVES é o CHAVES

  6. Tipo chaves é clássico e tal, faz parte da infância de todo mundo, mais hoje em dia eu não suporto, ainda mais quando vejo aqueles fãs que se vestem como os personagens.

  7. Capaz, sempre que tá passando na tv e eu não tenho nada pra fazer, eu assisto e rio das mesmas piadas : P

    Hum, quanto a se vestir, acho que em convenções de fã vale tudo.

  8. O seriado Chaves marcou a minha infância, assim como a da minha família e de milhares de crianças e adultos espalhados pelo mundo!
    E nunca vou me esquecer desses divertidissimos episódios do Chaves e do Chapolim Colorado!
    isso, isso, isso
    vejo pratiamente todos os dias os episó dios, são ótimos eu nunca me canço de ver!E adoro aquelas musiquinhas…
    Chaves Chiquinha Quico nhonho Popiz Pati Godinez Seu Madruga Dona Florinda Professor Girafales Seu Barriga Bruxa do 71(dona Clotilde) Jaiminho o carteiro… enfim são todos d+…
    Um abraço a todos os amantes de Chaves!

  9. Chaves é o melhor seriado de TV que o mundo já viu. Humor é com eles. A globo deveria tirar Zorra Total e Turma do Didi e por Chaves no lugar. Sem dúvidas teriam muito mais audiência. Pois Zorra e Didi já perderam a graça a algum tempo. Mas como podemos notar, Chaves e Chapolin, nunca, jamais perderão a tal.
    Eu me emociono quando vejo a história do programa e dos personagens. As vezes eu fico pensando… Por que os personagens decidiram sair do grande grupo? Não chego a resposta alguma. Mas tenho certeza que se isso não tivesse acontecido, o seriado teria uma repercussão internacional muito maior e mais bem vista. Além disso, teriam muito mais episódios para gente como nós ( Loucos e fanáticos por CHAVES ) olhar.

  10. Eu tinho vouta de 4 anos ia para casa de minha tia e la minha prima não perdia nem um episódio de chapolim e muito menos chaves tenho os dvds do chaves hoje tenho 18 anos mas quando meus filhos tiver com a idade em que eu tinha quando eu começei a sequir os seriados do chaves vou sequir a tradição de mostrar para eles e falar muito bem desse perssonagems que marcaram minha vida afinal quem nuca deu belas gargalhadas com o chaves hoje eu trabalho e não tenho mas tempo de assistir mas na minha folga semanal sempre assisto adoru o festival da boa vizinhassa “Chavez,Quico,Chiquinha,godines,Popis,Inhonho,Brucha do 71,Seu Madruga,Dona Florinda,Seu Barriga,Prff:Girafales e etc stão marcados na minha memoria”
    ISSO ISSO ISSO ISSO ISSO.

  11. adoro o seriado nunca deicho de assistir sinto muita saudades do meu tempo de crianca mas quando eu assisto chaves logo a saudade passa que deus ilumine essas pessoas que deram e dao muitas alegrias em minha vida e das minhas filhas tambem deus abencoe chau.

  12. Chaves é o melhor seriado que existe no mundo. Quando eu assisti o primeiro episódio eu tinha 3 anos, gostei muito e não deixo de assistir nenhum só dia.

  13. Chaves é o melhor seriado que existe no mundo. Quando eu assisti o primeiro episódio eu tinha 3 anos, gostei muito e não deixo de assistir nenhum só dia.Amo muito Tudo isso

  14. Não há palavras p/ falar do Chaves, é espetacular e super ingraçado. Morro de rir, quando seu madrugada bati no chaves(TOMA! ibibibibibibibibibi… Só não te do outra porque…) e quando o chaves acerta os moradores da vila(FOI SEM QUERER QUERENDO…)principalmente o seu madruga e o seu barriga. O melhor seriado do mundo…(TINHA QUE SER O CHAVES!!!).

  15. Please let me know if you’re looking for a article author for your blog. You have some really great articles and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d love to write some articles for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an e-mail if interested. Thank you!

  16. Nada nos varara rir como era o chaves um menino muito querida na America do sul todos os Paises
    gostariam de ver mas uma fala desse el loco chavo
    que mostrou ao mundo que nunca e hora de para na vida sempre amando a todos e cortino a hora boa

  17. Todos os dias eu assisto o chaves e para mim é como se fosse algo novo.

    Amo muito os pesonagens .Um humor limpo e sem apelativos como panico e zorra total ,até mesmo a praça e nossa ,muito ridiculo e apelativo.

    Como eu gosto desse seriado

Deixe um comentário

