Existe o verdadeiro altruísmo?

No episódio The one where Phoebe hates PBS do seriado Friends, Joey vai trabalhar voluntariamente numa espécie de Criança Esperança dos EUA só pra aparecer na TV. Nisso, ocorre uma discussão com a Phoebe, no qual ele diz que não existe ação realmente altruísta, já que as pessoas na visão dele, só fazem boas ações para se sentirem bem. Ou seja, mesmo as ações altruístas na verdade são egoístas. A Phoebe então passa o episódio inteiro tentando achar um contra-exemplo.

Segundo Antônio Damásio, autor do célebre livro sobre psicologia O erro de Descartes, altruísmo verdadeiro de fato não existe. Segue uma passagem do livro.

… comportamentos altruístas beneficiam quem os pratica num outro aspecto que assume relevância aqui: permitem evitar a dor e o sofrimento futuros que seriam provocados pela vergonha de não agir com altruismo. Não é só a idéia de arriscar a vida para salvar um filho que nos faz sentir bem; mas a idéia de não o salvar e de perde-lo faz que nos sintamos muito pior do que com o risco imediato.

Eu como otimista que acredita no lado bom do ser humano, acho que sim, existe altruísmo verdadeiro. Como então Joey e Damásio explicariam o comportamento de algumas espécies de animais que se sacrificam pelos filhos ? No caso dos animais, não existe nenhuma sociedade para te culpar, e mesmo assim alguns bichinhos vão lá e se sacrificam pelo seu filhotinho, ou mesmo por outros animais. Isso é a prova de que o altruísmo é intrínseco e pode sim existir sem esperar nada em troca.

Pra finalizar o post, fiquem com 2 diálogos desse memorável episódio da quinta temporada de Friends:

Rachel: Talvez Joey esteja certo. Talvez todas as boas ações sejam egoístas.
Phoebe: Eu vou achar um boa ação altruísta. Porque eu acabei de parir três crianças e não vou deixar eles crescerem num mundo onde Joey está certo.

Phoebe: [ao telefone] Eu encontrei uma ação altruísta. Fui passear no parque e deixei uma abelha me picar.
Joey Tribbiani: Como isso pode ser uma boa ação?
Phoebe: Isso faz a abelha se sentir poderosa na frente dos seus amigos abelha. A abelha está feliz e eu definitivamente não.
Joey Tribbiani: Uh, Pheebs, você sabe que a abelha provavelmente morreu depois de te picar né?
Phoebe: Droga !!!

Anúncios

12 comentários sobre “Existe o verdadeiro altruísmo?

  1. Eu não acredito que exista altruísmo sem egoísmo. Mesmo em animais, o que rege é a vontade de proteger a metade dos seus genes para seguirem em frente.

    Portanto, a idéia de altruísmo sendo oposto ao egoísmo não existe. Entretanto, se vc considerar altruísmo como a dedicação a outro, isso existe.

    “Altruísmo verdadeiro”, como qualquer “verdade”, só existe no mundo ideal de Platão.

  2. No mundo dos blogs altruísmo significa fazer ações em prol da comunidade blogueira?Uai sô! Será que é possível fazer algo pela comunidade que não seja indiretamente em benefício próprio? Deste ponto de vista, não existe ato altruístico puro, porque, por mais altruísta que você for, sempre acabará se beneficiando.

  3. Não sei não, ontem até estávamos discutindo algo parecido em sala: propaganda apenas vende produtos/fixa marcas ou pode realmente vender um valor? Exemplo citado foi as campanhas do Zafari.

    Eu defendi que não importa se vestir uma máscara de “bonzinho”, sempre vai te favorecer. Não tem como evitar, é a “guerra das carnes”… hehe

    O romantismo das coisas estão morrendo… Fato.

  4. Antes eu pensava que não existia altruísmo, que era só um fazer o bem, mas que tivesse algo em troca. Hj mudei minha opinião e acredito que existem pessoas que se sacrificariam pra salvar outra(s) por pura vontade de ajudar msm.

  5. Se for espontâneo ta valendo. Acho que se beneficiar por fazer o bem não é problema nenhum, o problema é planejar fazer o bem para se beneficiar. Quer dizer também não é problema… se ta fazendo o bem para mim já ta ótimo.

  6. Creio que para nós, humanos, não exista altruísmo puro. Mesmo quando fazemos algo bom pensamos, mesmo que não percebamos, em receber algo em troca. Pelo menos comigo e com as pessoas que conheço.

  7. Eu quero acreditar que exista.
    Eu quero acreditar que nem todo mundo só pensa em si e no lucro pessoal.
    Eu quero.

    Mas, sinceramente, quanto mais relações eu tenho, menos forças para acreditar nisso eu arrumo.

    Começo a acreditar que o ser humano é mal por natureza. O Gene Egoísta.

  8. Bom saber que tu tá lendo o meu livro huahuahua
    Mas vim dizer uma coisa e vi que o Andarilho já disse exatamente o que eu ia dizer:
    “Eu não acredito que exista altruísmo sem egoísmo. Mesmo em animais, o que rege é a vontade de proteger a metade dos seus genes para seguirem em frente.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s