Corra Lola, corra (e porque existe oscar de montagem)

Corra Lola, Corra ! é um frenético filme alemão de 1998 que conta a história de Lola, uma ruivissíma moça alemã interpretada pela atriz Franka Potente. Sobrenome esse que condiz com a personagem, que corre furiosamente o filme inteiro, já que ela tem só 20 minutos para encontrar 100 mil marcos, quantia que eu não sei quanto é, mas deve ser um monte, tudo para livrar o namorado de uma encrenca que pode custar a vida dele.


Fast

Mas a história do filme é o de menos. O interessante é a montagem dele. Se você não sabe o que é montagem de um filme, e o quanto isso pode influenciar, assista este, que é cheio de cortes, e depois, pra ficar bem discrepante, assista algo oposto, como Festim diabólico (Rope), de Hitchcock, que deve ter uns três cortes de cena no máximo. Fica claro como a montagem pode influenciar num filme. Quem já editou algum filmezinho caseiro, sabe que editar, apesar de parecer ridiculamente simples, não é nada fácil. Achar o momento exato de cortar, trocar a cena, sem parecer artificial é uma arte. Tanto é que existem inclusive várias maneiras e “regras” de editar (montage sequence, métodos de montagem de Eisenstein ). E é justamente por isso que existe um Oscar só para a montagem.

Mas voltando a Corra Lola, Corra, além da ótima edição (por exemplo, nas partes onde o passado de cada personagem é mostrado em várias cenas rápidas, imitando fotos) o filme também conta com algumas partes feitas em desenho animado (tipo Kill Bill 1 mas não no estilo anime) muito legais, além de uma trilha sonora eletrônica que combina muito bem com o clima da obra.

A partir daqui spoilers —> No filme, o mesmo acontecimento é narrado três vezes seguidas, mas com pequenas alterações. A idéia é mostrar que pequenas mudanças nos acontecimentos, podem levar a finais bem distintos (na primeira vez o final é bem trágico, com a morte de Lola, na terceira é o final perfeito, onde eles pagam a dívida e ainda tem 100 mil extras ganhos por Lola no cassino), tal como foi abordado de forma um pouco diferente mais tarde no filme Efeito Borboleta, O bater de asas de uma borboleta pode desencadear num tufão em algum outro lugar. A mensagem passada, na minha opinião, é que as consequências de cada pequeno ato são imprevisíveis, e não há muito o que fazer a esse respeito, a não ser claro, fazer o que parece certo na hora


Parte em desenho animado

Anúncios

10 comentários sobre “Corra Lola, corra (e porque existe oscar de montagem)

  1. Esse filme é bem legal mesmo! Lembro que a primeira vez que assisti fiquei bem pensativa, são tantas as possibilidades, não é? Concordo contigo, acho que a idéia que se quis passar é que um pequeno detalhe pode mudar tudo. E a gente nunca sabe qual! :oS

  2. Corra Lola Corra é mesmo um ótimo filme. Foi a primeira vez que vi um filme alemão que realmente gostei. E importante falar de edição, é essencial principalmente em filmes de ação ou suspense. Um filme recente, que também é uma correria, e que acho ter uma ótima edição, são os filmes da franquia Bourne.

  3. lembro da época que alugava filmes aleatoriamente… que saudade… diziam que eu escolhia os filmes pela quantidade de poeria, se tivesse bastante eu alugava! mas na verdade eu alugava os filmes pela capa, sem ler sinopse ou se importar muito com diretor/atores

  4. muito bom o filme o filme nos deixa claro que sempre é possivel recomeçar de novo, mesmo diante dos erros é possivel recomeçar traçando um novo rumo e dando inicio a uma nova estoria diferente.
    Outra questao que nos aborda é que devemos sempre ouvir certas opiniões antes mesmo de tomarmos quaisquer decisoes. deixa óbvio ainda que é preciso termos atitude diante das situações.

  5. recomeçar de novo? dê uma verificada na forma em que se expressa caro Luciano Maia, quem muito quer falar bonito, nada fala. O filme é muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s