SBSeg 2008 em Gramado

Pra quem não sabe, participei em Setembro (post meio atrasado) do SBSeg 2008 (Simpósio Brasileiro de Segurança em Sistemas Computacionais), que foi realizado na cidade de Gramado, maior ponto turístico do Rio Grande do Sul. Vou contar os pontos altos da viagem, por tópicos.

Congresso: Muito bom, muito bem organizado. Uma ótima oportunidade para conhecer o estado da arte em se tratando de segurança em computação. Além ter assistido várias apresentações de artigos e trabalhos de iniciação científica de alunos de todo o Brasil (e da Inglaterra também), pude assistir palestra de alguns papas da área como o chinês Felix Wu, professor e pesquisador da Universidade da Califórnia em Davis, um dos convidados especiais do congresso. Além disso, a infraestrutura do evento era ótima: o centro de eventos da UFRGS de Gramado é muito bom, e os coffee breaks oferecidos sensacionais, praticamente um café colonial, tendo desde pão de queijo, passando por morangos com chocolate, pastelzinhos, sucos, bolos, etc. Assim como John Hammond, o congresso não poupou despesas.


Palestras


O melhor coffee break ever

Pousada: Eu e os 2 casais de amigos que fomos optamos pela pousada Acácia Negra, uma casinha com 3 quartos, lareira (com lenha grátis), wireless para aproveitar o note que eu levei (nerddd), cobertores elétricos (preciso comprar um, como aquilo aquece), e cozinha, o que nos ajudou a economizar com comida, tudo por um preço módico em relação aos exorbitantes praticados na região. Além disso, café da manhã incluído e uma sala de jogos com sinuca uma tv de LCD enorme, que foi utilizada por nós para assistir V de Vingança, um recomendado filme com a Natalie Portman.


A lareira


As torneiras da pousada eram da nerv !!! Será que é o sinal do início do projeto de instrumentalização humana?

Vale da Ferradura: Parque onde você pode fazer trilhas e apreciar paisagens. Destaque para uma cascata e especialmente para um canion enorme em formato de ferradura. O único problema das trilhas é que elas requerem um bom preparo físico. A trilha mais longa e mais bonita leva mais de 3 horas para ser percorrida (embora a plaquinha indique 1 hora). Sou sedentária e não fiz, mas meus amigos disseram que vale a pena.


Nature

Fondue: Uma das especialidades da região. O Finger, amigo nosso que mora em Canela, nos ofereceu para patrocinar uma alta quantia do valor cobrado em algum fondue desde que aceitassem o visa vale alimentação. Depois de uma pesquisa na Internet, descobrimos que o Colosseo, um fondue ótimo que eu já fui, aceitava. Como era de se esperar, muito bom. Incluia carnes como picanha, filé, entrecot, avestruz e frango preparados do jeito mais perfeito do mundo: mal passados na chapa. Muito melhor que o Fondue do Nova Olaria por exemplo, e ainda por cima mais barato.


Fondue

Fora isso, claro, fomos no centro da cidade, vimos a tradicional catedral, compramos muito chocolate e aproveitamos o friozinho.


Esse termômetro não estava mentindo, tava frio mesmo.

E também pudemos curtir o lado surrealista da cidade.

Não, ninguém preparou essa foto, nós nos deparamos com isso em meio a neblina estilo Silent Hill.

Anúncios

14 comentários sobre “SBSeg 2008 em Gramado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s