Capitu – finalmente uma minissérie que preste na Globo

Eu acho a Globo um absurdo: é um dos maiores canais de televisão do mundo (em audiência e dinheiro) e praticamente só faz porcaria. Investe quase todo o dinheiro em novela, e ainda por cima novela ruim. Até as mexicanas conseguem ser melhores.

O pior é o fato das novelas serem todas iguais, eles nunca inovam ou tentam fazer algo um pouquinho diferente do usual. Acho que é justamente porque novela é aquela audiência garantida, ruim ou não, muita gente sempre vai assistir. Inovar nesse caso é arriscado, o feijão com arroz de sempre é garantia de dinheiro.

Mas em minisséries a Globo até se arrisca um pouquinho mais. Até porque se for um fracasso, vai ficar pouco tempo no ar. Além disso, elas passam em horários nada nobres. São nessas minisséries que dá pra ver que existem muitos talentos subaproveitados lá na emissora carioca.

Ontem estreou uma dessas minisséries, Capitu. É uma adaptação bem livre e diferente de Dom Casmurro. Claro que justamente por isso, algumas pessoas torceram o nariz, mas no geral, assim como outros, achei muito legal. Acho que uma obra que reconta-se milimetricamente cada passagem do livro seria inútil, não acrescentaria nada para a história já contada no livro, seria apenas uma versão inferior, assim como são os filmes de Harry Potter.

Essa obra da Globo tem um clima meio onírico, lembrando um pouco o clima de Pushing Daisies sem ser tão colorido. É caricato mesmo, mas de uma maneira bem interessante. Tem suas falhas, por exemplo, achei que o ator que interpreta o Bentinho jovem não foi uma boa escolha, mas no geral, está muito bom. Quanto a trilha sonora, no início eu achei meio estranho ser em inglês, mas se fundiu bem a essa estética pop da série. E pop no bom sentido.

PS: Bem observado pela Ana, porque a Globo chama de minissérie brasileira ? Até parece que eles passam muitos sitcoms ou minisséries de outros países pra ter que fazer essa diferenciação tosca.

15 comentários sobre “Capitu – finalmente uma minissérie que preste na Globo

  1. Não assisti por causa do horário, como acontece em todas as minisséries brasileiras que a Globo passa.

    Mas eu não gosto muito do jeitinho moderninho que a propaganda passou. As ultimas coisas que vi desse tipo sempre aparecia alguma situação bizarra que me fazia desistir de ver.

    E o auto da compadecida foi uma que prestou, pelo menos para mim

  2. Não assisti à estréia por esquecimento, se bem que tenho um pé atrás com esse papo onírico.

    Parece que minissérie da Globo se divide em duas categorias:

    A de verão, que dura 3 anos e é pior que novela.

    As curtas, que são uma viagem atrás da outra. Aquela Dias de Maria, ou coisa parecida, era de chorar de tão ruim.

  3. Aquela Hoje é dia de maria eu vi um episódio e achei péssima também.

    Mas Capitu tá legal, e justamente pelo fato de ser curtinha dá pra saber de antemão que não vai ter enrolação.

  4. O pior é que fazem minisséries “garantias de sucesso”, como fizeram com carandiru e queriam fazer com tropa de elite, e ainda nem dá sucesso porque demoram muito para fazer e depois já esfriou.

  5. Ao contrário do que eu li nos comentários anteriores, achei a minissérie “Hoje é Dia de Maria” uma das melhores produções da Globo. Ao contrário de muitos, não achei tão fascinante o episódio de estréia dessa nova minissérie. Não sei se é por causa do preconceito que tenho por Machado de Assis ou se eu sou do contra mesmo, mas apesar de achar o formato da minissérie interessante. me decepcionei com as atuações.

    Talvez os atores globais não estejam prontos para este tipo de trabalho.

  6. Assisti ontem e fiquei maravilhada! Todo tipo de licença poética me encanta e Capitu é licença poética pura! E gostei do Bentinho, apesar de ele ter cara de Sitio do Pica-pau amarelo!

    :o)

  7. Gostei do teu comentário Teilor. Como eu disse, vi só o começo de Hoje é dia de Maria, talvez se assistisse mais eu gostasse. Mas Capitu é ótima, não sei como você não gostou.

    E quanto aos atores, achei que só o Bentinho jovem realmente não correspondeu, os outros atores estão bem.

  8. Eu discordo sobre as novelas em partes. Sobre as minisséries da globo, compartilhamos da mesma opinião…Lembra de “O Labirinto”? Quem pode esquecer aquilo. Obra de arte!

  9. hahahahahahahah, cara de sitio do pica pau foi ótima !!!! Adorei !!! Sério, agora vou ficar vendo o seriado e lembrando disso : P

    Mas o Bentinho que eu não gostei foi o jovem, o velho com cara de sitio do pica pau eu curti, a amargura ironica dele na velhice ficou muito legal.

  10. … Eu adorei a minissérie *Capitu*,talvez pq eu seja uma apaixonada por Machado de Assis e ache ele genial,mas adorei a cara de ”modernidade” que foi dado ao texto de Machado …
    Penso em um dia poder ”reescrever” Dom casmurro mas do ponto de vista de Capitu e ao assistir a minissérie tive otimas idéias e pretendo prosseguri nesse projeto e sair em defesa de Capitu(ela não traiu Bentinho em minha opinião) qnd a globo começou a passar as chamadas eu cheguei ate msm a pensar que alguem havia reproduzido minha idéia … mas não … e essa esplanação melhor que a minissérie esta fazendo da historia esta me ajudando mto por isso a globo esta de parabéns nesse aspecto ….

    *obs:tenho apenas 16 anos e qnd eu assistia o sitio do pica-pau amarelo quem interpretava o Pedrinho era o msm ator que faz o Bentinho jovem,e por isso toda vez que o vejo em cena fica me lembrando dele como Pedrinho é impossivel não fazer essa ligação Bentinho X Pedrinho …qnt a atriz q faz a Capitu acho q foi excelente a escolha pois ela reproduz exatamente como eu imaginava a Capitu descrita por Machado .

  11. eu amei a minissérie ..realmente foi a unica coisa que a globo passou que preste….mais não concordei o fato do ator que interpretou o bentinho(michel melamed)ter ido ruim até porque muitas pessoas acharam que ele foi melhor que a própria capitu…mas foi perfeita 🙂

Deixe um comentário

