Melhores filmes brasileiros

Aproveitando que hoje tá passando Central do Brasil na rede Globo, aqui a minha lista de filmes brasileiros que eu mais gosto. Sou da época que, salvas raras exceções, filme brasileiro era sinônimo de porcaria ou pornografia. Mas desde que Quatrilho foi indicado ao Oscar, o cinema brasileiro vem realmente surpreendendo. Quando será que vai finalmente ganhar o Oscar?

1) Central do Brasil -> Primeirissímo. Pena que a carreira internacional do Walter Salles não conseguiu produzir uns filme que chegasse aos pés desse.

2) Cidade de Deus -> Em geral eu não gosto de filme retratando crime, mas esse é bom. Tropa de elite também é, mas prefiro o Cidade.

3) Anjos do Sol -> O filme mais triste do universo. Fala sobre prostituição infantil no interior do Brasil de forma nua e crua.

4) O homem que copiava -> Embora os persongens não sejam ricos, também não são miseráveis, ou seja, finalmente um filme bom que não fala de pobreza.

5) Super Xuxa contra o baixo astral -> O melhor filme brasileiro infantil de todos os tempos é esse, de 1988, embora toda a critíca especializada o despreze. Muito melhor que Lua de Cristal e os filmes dos trapalhões (embora alguns fossem ótimos). Vou pintar um arco-iris de energia !!! : P

E vocês ?

Anúncios

10 comentários sobre “Melhores filmes brasileiros

  1. Tirando o da Xuxa [que não tolero nem por valor histórico] e o “Anjos” [que ainda não vi], concordo com tudo o que tu disse. Mas faltou o Auto da Compadecida, né? Tá certo que ficou bem abaixo da série, mas é um filme maravilhoso!!!!

    [eu sou sempre a primeirona a comentar, vai dizer? ;o) deve ser por que adoro o Bitpop! :o)]

    ;o**

  2. Sem Tropa de Elite?

    E esse Xuxa, não vou nem falar nada… Xuxa e qualquer lista de melhores, pra mim, não funciona.

    Central do Brasil eu acho hiper-valorizado demais. Eu o considero um filme mediano. Por horas, chato demais.

  3. Normalmente ninguém colocaria um filme da xoxa numa lista de melhores filmes, parabéns!

    Já não gosto de Tropa de elite, apesar de ter eternizado algumas expressões, é um puta filme monótono. Botaram um diálogos lá só pra não virar Rambo 4, e nos fazer dormir, claro.

  4. Mas aquele filme da Xuxa é ótimo !!! As crianças pintam arco-íris nas pichações dos muros !!!

    Eu não acho Tropa de Elite tudo isso também, mas eu gosto do fato de ele mostrar como é difícl agir com os direitos humanos que toda pessoa tem direito quando os bandidos são do tipo que não titubeteia pra atirar ou matar cruelmente.

  5. Não gostei de Central do Brasil.
    Cidade de deus é tão foda quanto Tropa de elite.
    Super Xuxa contra o baixo astral e Lua de cristal são os unicos que eu gosto da xuxa e são tããããooo bonitos ^^
    Todos do Selton Mello são foda, e se não forem, tem o Selton Mello no meio 😀

    Agora tem muitos que são bons, mais não chegam a ser top. O auto da compadecida, Caramuru – a invenção do Brasil, O homem nu, O Grande Mentecapto, Cazuza ^^, Bicho de sete cabeças, e esses outros de comedia romantica que tem por ai… Não são top, mais merecem serem assistidos pelo menos uma vez 😀

  6. Realmente filme da Xuxa não dá pra entrar nem na lista dos 10.000 melhores, em último. Acho que quem botou na lista deve ter visto o filme quando criança e ai vem toda aquela nostalgia. Outros filmes brasileiros muito bons deveriam constar, caso de O Quatrilho e o Pagador de Promessas, ambos com indicações ao Oscar de melhor filme estrangeiro e mais recentemente Dois Filhos de Francisco, O ano em que meus pais sairam de Ferias (primoroso) e Olga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s