Super Size Me 2: missão churrascaria (ou restaurante vegetariano, tanto faz)

Super Size Me é um documentário lançado faz alguns anos que tenta conscientizar as pessoas sobre os males da má alimentação. Especialmente os americanos, que vivem num país com a maior quantidade de obesos no mundo.

Você não precisa ficar muito tempo nos EUA pra notar que é um país que incentiva a comilança. Eu sempre fui magra, mas bastou menos de 2 meses e meio lá para engordar absurdamente. O principal problema do país é que as porções individuais são sempre grotescamente grandes. Pra se ter uma idéia, (e o documentário mostra isso) o refri pequeno deles é o nosso médio.

Pra não ser apenas mais um documentário qualquer, Spurlock (o realizador, nitidamente inspirado em Michael Moore) submete-se a uma experiência inusitada: alimentar-se apenas de Mc Donald’s durante um mês inteiro, e ver quais são os danos após o experimento.

A idéia, e mais as boas sacadas de Spurlock gera um filme que consegue ser muito legal, interessante e conscientizador ao mesmo tempo. Mas óbvio que esse experimento só serve pelo fator bizarro, já que é óbvio que se você comer sempre a mesma coisa todos os dias vai passar mal.

Como assim ? O mais importante em se tratando de alimentação é ter uma alimentação variada e balanceada. Ou seja, se eu ir todos os dias na Pizza Hut, óbvio que vou passar mal. Se eu ir todos os dias num restaurante de massas, óbvio que vou passar mal, e se eu for todos os dias numa churrascaria, também vou passar mal.

Na boa, se eu não tivesse mais nada pra fazer, eu fazia uma nova versão de Super Size Me onde eu só comeria salada de tomate, rúcula e alfafa, e mostraria todos os malefícios que isso causaria, como a falta de um monte de vitaminas essenciais.


Sim, se eu comer SÓ isso um mês inteiro, eu vou passar mal


E se eu comer só isso também. Que tal processar todas as churrascarias do mundo?

Outra coisa meio tosca do documentário, é que o Spurlock come mais do que ele usualmente come. Tipo, na primeira vez que ele vai no MC Donald’d, oferecem pra ele o tamanho gigante, e ele aceita. Chega um momento que ele não aguenta mais comer, mas mesmo assim se força, até que ele vomita. Novamente: qualquer comida que a pessoa comer se forçando desse jeito vai fazer mal, independente se é Mc Donald’s ou algo saudável.

Ainda assim, o filme tem duas coisas que eu achei bastante interessantes. A primeira, é que ele mostra como uma má alimentação pode degradar o corpo humano. Ok, isso talvez fosse óbvio, mas eu não imaginei que em apenas um mês se alimentando MUITO mal, alguém pudesse chegar a ter um diagnóstico tão ruim quanto o de Spurlock: segundo os médicos, o fígado dele estava em frangalhos.


Spurlock e o Big Mac. Melhor sanduíche ever.

A segunda coisa interessante, e principalmente, verídica, é que o filme acusa o Mc Donald’s (e por tabela outras empresas) de seduzir as crianças a comerem mal. Notem que em quase todos os Mc Donald’s você encontra aqueles parquinhos para crianças se divertirem. Além disso, tem a possibilidade de fazer aniversário lá e ter agradáveis momentos. Também tem o famigerado Mc Lanche Feliz que com sua surpresa induz as crianças a quererem consumir fast food por causa do brinquedinho. E por fim, o símbolo máximo da companhia é um personagem com apelo infantil: o palhaço Ronald.


Prendam esse palhaço!!!

Eu gosto de Mc Donald’s e eventualmente vou lá. Também acho um bobagem pessoas processarem a empresa, mas ao mesmo tempo acho uma sacanagem essa propaganda em massa tentando conquistar crianças. Crianças (de fato nem adultos, mas principalmente crianças) não têm maturidade suficiente para saber que certo tipo de alimentação vai ou não causar grandes malefícios no futuro se consumida em grandes quantidades. Parece que justamente por isso, essas empresas se aproveitam e tentam conquistar justamente as crianças, de forma que quando cresçam, terão tão boas lembranças do Mc Donald’s que mesmo que saibam que aquilo faz muito mal em excesso, já estarão “viciadas” e “fidelizadas”, por assim dizer.

Eu não acho que esse tipo de alimentação deva ser proibido de ser vendido para crianças até porque isso seria uma babaquice, mas acho que talvez devesse haver algum tipo de restrição quanto a comerciais que incentivem especificamente crianças a comer mal, de forma similar (mas não tão incisiva) a como é feito com bebidas e tabaco.

46 comentários sobre “Super Size Me 2: missão churrascaria (ou restaurante vegetariano, tanto faz)

  1. Obesidade é a doença que mais mata nos EUA, mais que a nicotina, drogas e armas de fogo. Loucura, não?

    1- Não sabia que você já foi pra lá;
    2- Você me lembrou de um livro do Michael Moore, “Cara, cadê meu país?”. Muito bom;
    3- O McDonalds não faz nada de mal em dedicar uma parte do marketing às crianças. Os pais sabem muito bem como educar o estomago dos filhos. Nenhum baixinho vai sozinho com grana comer no Mc;
    4- Já teve um lance parecido no Mc, tanto que tiveram que incluir ‘maças’ e outros alimentos saudáveis no cardápio.

    Forte Abraço!

  2. 1- Não sabia que você já foi pra lá;
    Duas vezes já.

    2- Você me lembrou de um livro do Michael Moore, “Cara, cadê meu país?”. Muito bom;

    Vou anotar a sugestão

    3- O McDonalds não faz nada de mal em dedicar uma parte do marketing às crianças. Os pais sabem muito bem como educar o estomago dos filhos. Nenhum baixinho vai sozinho com grana comer no Mc;

    Mesmo assim, qual a moral de oferecer brinquedinhos ? Pq não oferecem brinquedos com a Mc Salada ? : P

    4- Já teve um lance parecido no Mc, tanto que tiveram que incluir ‘maças’ e outros alimentos saudáveis no cardápio.

    Eu acho muito nada a ver ter alimentos saudáveis, tipo, é um lugar pra comer hamburguer, não precisa ter coisas saudáveis.

  3. De fato o documentário é bem tendêncioso. Como você falou, passar um mês comendo só um tipo de comida, seja ela qual for, faz mal de qualquer jeito. Prá mim não faz muita diferença, nunca vou no Mc Donalds. ^.^

  4. Concordo com tudo o que você falou sobre o filme/documentário. Ele é um exagero, que quer colocar a culpa no McDonald’s de um excesso do realizador. E eu já tinha tido essa ideia de um Supersize Me de salada. hehehe
    E quanto à propaganda do mc, concordo quando vc diz que ela é, digamos, apelativa com as crianças. Mas afinal, cumpre aos pais educar os filhos, explicando que aquilo (como qualquer outra coisa) não é pra se comer todo dia e unicamente aquilo.

    Muito bom o seu blog! Já foi pros meus favoritos. 🙂

  5. Bom eu não sou cliente do Mc Donalds. Acho que pagar R$ 15,00 pra lanchar é muito caro. Eu ainda tomava sorvete lá com frequência, mas depois que tiraram meus sorvetes favoritos do cardápio eu me revoltei e nunca mais gastei um centavo lá.

    Muita gente não percebe o que está incluído no preço de seus lanches. Tem gente que acha que ta pagando só pelo preço da comida, mas normalmente tu paga pelo aluguel do local, pelos funcionários, pela embalagem e as vezes pela franquia, como é o caso do Mc. Eu gosto de lancha em lugares que não são na avenida, lanchonetes pequenas, mas que tem um hamburguer gostoso.

    Muito bom o seu blog! Já foi pros meus favoritos. :)²

  6. Primeiro, obrigada pelos elogios Gustavo.

    É, é bem o que tu disse, com certeza é função dos pais, mas nem por isso é permitida propaganda de cigarros pra crianças só porque é função dos pais não deixa-las fumar.

    Um Super Size me Salada seria o máximo hahaha

  7. Primeiro, obrigado pelos elogios ao blog sckar 🙂 ²

    Se tu pede o número 1, eu não acho que seja caro os 12 reais pelo lanche (em porto alegre é um pouco mais barato), o problema é que em geral eu não bebo 500 ml de refri e nem como toda aquela batatinha média. Agora se você pede sem batatinha e com refri pequeno, acaba saindo quase o mesmo preço !!! e daí sim, fica super caro !!!

  8. Eu ainda não vi esse documentário, mas já sabia do que se tratava. Achei a idéia legal, pq tem gente que realmente come todos os dias no MacDonald´s (ou Burger King ou KFC) e realmente uma coisa chocante dessas pode ajudá-los a enxergar o tamanho do problema que eles estão causando a si próprios.

    Sobre a influência sobre crianças e adolescentes, eu trabalho próximo à uma escola e ao lado da escola e do outro lado da rua também existem duas lojas do MacDonald’s. Na hora do almoço as lanchonetes ficam lotadas com a garotada que está saindo do colégio e vai pra lá se empamturrar de gordura. E o pior é que isso acontece todos os dias e os pais permitem, isso que é complicado.

  9. Gostei muito das informações desse Blog, bem eu tenho 13 anos e quando eu era pequeno adorava comer no Mc por causa dos brinquedos e é justamente assim que eles querem lucrar da gente, vou evitar comer no Mc mais faz tempo que eu não vou e mesmo assim quando vou comer no shopping como no Burger king que tem muito mais sabor doque o Mc, se você perceber os sabores do Mc tem tudo o mesmo gosto, prefiro comer na Burger King mais evito ir sempre por lá, pois se ficar indo com frequencia faz mau a sua saúde … Obrigado pelas informações !

    Lucas de Farias

  10. Muito Bom o Seu Blog, gostei, e gostei das suas respostas, para aquele senhor do primeiro comentario, sou Portugues e deco dizer que nao vi nenhum blog assim da nossa parte! (ainda)
    Beijos e Abracos

  11. Tudo em escesso faz mal, não importa se é só salada, só hamburguer, só pizza, massas, refrigerantes, açúcar, sal, gordura. Se tudo for moderado, nada é inasceitável, o inasceitável é você dizer que só essas coisas em excesso faz mal. Nesse dicumentário eles falam mais dos hamburgueres e lanches gordurosos pela GRANDE MASSA da população, pois você vê mais pessoas se enfadando de saladas ou se enfadando com hamburgueres e lanches gordurosos?
    Por isso acho que eles fizeram certo, pois esse excesso de comida gordurosa faz MUITO mais vítimas do que excesso de comidas como saladas. Afinal, onde vc ouviu falar de pessoa que ficou bem doente ou obesa, com problemas cardíacos entre outros males que não foram causados por lanches gordurosos e vícios em comida, quase nunca vc vê alguém reclamando de comer salada falando que fará mal.

    Isso deve ser concientizado, TUDO EM EXCESSO FAZ MAL, TUDO, mas no momento, os alimentos gordurosos com muito açúcar e sal são os principais destaques desse mal.

    abraço a todos!

  12. uma vez por mes nao dá nada nao rs o ideal érevesar nos fds, um fds vc come um mc, no outro uma pizza , no outro cinema pipoca e de semana come coisas variadas e saudaveis uai =D

  13. eu adoro mc donalds e se fosse por mim comeria todo dia no mc mas meus pais só permitem uma vez ao mês e toda vez que eu vo eu como o quarteirão com queijo.
    ao assunto acho que devemos nos alimentar bem também mas a pessoa que criou o filme deve ter sacado que isso fez muito mal a empresa do mc donalds.

  14. Parabéns, é a primeira vez que visito seu site e achei a matéria super interessante além de ter questionamentos claro traz a discussão sobre a má alimentação.
    Costumo a fazer lanche no MC Donald eventualmente e não sou gorda e não sofro com nada que como lá.
    Por que não disso um hábito e sim como falei uma eventualidade.

  15. Que argumento fraquinho esse o seu…Você por acaso passou um mês comendo fast food e outro mês comendo vegetais para fazer a comparação e ver se os resultados são idênticos? Cadê sua metodologia? Por exemplo, brasileiros muito pobres que passam a vida praticamente comendo arroz e feijão teriam menos saúde do que um americano que (teria uma dieta mais variada) vai 2 vezes a lanchonete por semana? Ou ainda comer gordura ou açúcar seria melhor do que comer fibras? Se fossemos seguir esse seu raciocínio então comida vegetariana seria pobre, mas e a soja que é rica em proteína e o abacate que contém lipídios? Seriam ambos tão ruins quanto um bifão gorduroso e muita coca-cola.. É muito fácil vir com esse seu achismo anticientífico….

    1. que comentario bizarro esse seu, eu so disse que todos devemos ter uma dieta balanceada, e comer só um tipo de comida, mesmo que essa seja considerada saudavel, faz mal, já que falta variedade.

  16. ESTOU COMENDO UM AGORA HAHAHA E DAI? NAO VO MORRE POR ISSO E NEM ESTOU ME MATANDO SE FOR VE VC NAO PODE COMER NADA FAZER NADA PORQUE TE MATA.
    ATE RESPIRAR TE MATA SABIA? ENTAO PARE PARA VER =)

  17. Vocês são tudo bando de trouxas. Mc Donalds vicia e pior que isso eh um veneno e eles fazem propaganda sobre comer esse veneno. Vão tudo tomar no cu que apoiam essa porra de blog… retardados. Se salada em excesso faz mal então porque existem vegetarianos?
    Bando de burro do caralho, e se vocês viram o filme voces sabem que ele come TODOS OS ITENS DO CARDAPIO
    Antes de apoiar esses filha da puta,pense.

    Odiei seu blog… ta uma bosta sua gorda. Vai pro inferno come Big Mac

  18. O documentário não é tendencioso. Eles estavam mostrando o que acontece com alguém que realiza as três refeições no Mc Donald’s como a empresa dizia ser saudável. Por isso ele aceitava os maiores tamanhos quando lhe ofereciam, pra mostrar que a imagem que eles tentam passar é errada e os efeitos da dieta que eles sugerem.

  19. Mariane gorda vai pros inferno e vai come no Burguer King e não no MC Donalds sua gorda babaca
    você nunca viu uma pessoa vegetariana? Sua gorda
    trouxa vai come CBO e vai toma no meio do seu … Guarana Kuat

  20. Matéria al, muito legal, só não concordo em culpar a empresa com relação a propaganda pesada para as crianças, afinal de contas se a criança chegou ao MC, é pq o pai levou, e não vale dizer que o pai leva pq não quer ver o filho passar vontade tadinho, se for assim, se a criança ver alguém fumando vc vai deixar tb pra ele não passar vontade, ou pq os amiguinhos fazem????

Deixe um comentário

