Andy Warhol, o gênio da pop art

Dos três pintores mais conhecidos do século XX (Pablo Picasso, Salvador Dali e Andy Warhol) o menos conhecido é justamente o grande representante da pop art, ironicamente, uma arte que utiliza elementos mais próximos do grande público como inspiração.

Quem é Andy Warhol ? Andrew Warhola (mudou de nome mais tarde, por achar que soava mais americano). era descedente de checos (mais um para corroborar com a tese dessa comunidade do Orkut) que teve uma infância pobre em Pittsburgh , mas sempre teve a oportunidade de estudar (ele se formou na Carnegie Mellon). Após se formar se mudou para Nova Iorque. Trabalhou no mundo publicitário, criando capas de cds (quem não lembra daquela famosa banana na capa do disco do Velvet Underground?), livros, revistas, e logo obteve muito sucesso, o que lhe abriu possibilidades no mundo da arte.


Grande Vaca Bit pop art

Por ser admirador da cultura americana e principalmente, consciente da época em que vivia (anos 50/60), Warhol utilizou como temas o consumismo e as celebridades (que na verdade não passam de suproduto do consumismo).

Embora seja considerado por muitos como um pintor, Warhol pintou pouquissímos quadros. Grande parte deles eram serigrafia, e em muitas vezes, Warhol apenas dizia o que queria e outras pessoas executavam a obra. Isso faz de Warhol um dos primeiros artistas conceituais, ou seja, um artista que idealiza uma obra mas não necessariamente a executa. Além de poder criar mais obras (já que ele teria que se preocupar somente com o conceito), a maneira de fazer suas obras refletiriam exatamente aquilo que elas retratam: rápidas, em grande escala e de certa forma impessoal (já que não teria a pincelada de Warhol). Mas notem que mesmo que ele “apenas” idealize uma obra e não a execute diretamente, é extremamente fácil de reconhecer uma obra de Andy Warhol, o que demonstra que mesmo apenas no papel de idealizador, ele conseguiu imprimir um estilo muito pessoal na sua arte.


Não é do Warhol, mas vai dizer que não foi no mínimo fortemente inspirada?

Essa a grande genialidade desse artista: Warhol, de uma maneira única, captou a essência da segunda metade do século XX.

Vejam por exemplo sua obra mais famosa, a lata de sopa Campbell’s, a sopa mais consumida nos EUA (e cara pra dedéu aqui no Brasil). Para Warhol, ela lembra o sabor da infância. Ou seja, ela representa um sabor tenro e terno mas enlatado e pronto para o consumo.


Nunca provei, mas duvido que seja melhor que sopa Meu Instante de quatro queijos da Maggi.

Warhol desenhou a Coca-Cola em sua obra não só por que é o produto mais vendido, símbolo do capitalismo, mas porque para ele, a Coca era um símbolo de igualdade. Tanto você quanto a Madonna, Tom Cruise ou Britney Spears bebem a mesma Coca-Cola. Não importa a classe social, você sabe que a Coca-Cola que eles bebem tem o mesmo sabor que a sua.


Sempre Coca-Cola.

Também é comum quadros de personalidades famosas repetidas a exaustão. Aí possivelmente ele quer passar a idéia de que essas personalidades são conhecidas por todos, estão em todos os lugares (revistas, TV, Internet), e talvez elas estarem pintadas com varias cores diferentes num mesmo quadro mostre que elas não são necessariamente retratadas pela mídia da maneira que elas realmente são.


Tem também versão do Mao Tse Tung, Liza Minelli, Ingrid Bergman, etc.

Ou seja. são infinitas interpretações que podem ser dadas a seus quadros, o que demonstra que a pop art, embora parece uma arte fácil e rapidamente consumível, é bem mais complexa (e interessante) do que pode aparentar.

Anúncios

16 comentários sobre “Andy Warhol, o gênio da pop art

  1. Sempre gostei das obras de Andy Warhol, que via a esmo pela internet. Gostei do post, por que contou a história dele, coisa que eu não sabia. Muito bom! :o)

  2. Já fiz a cobertura do museu de pop art da Espanha que passou pela minha cidade. Claro que lá não tem nada do Warhol, pq muito artista bom precisa ser mostrado e é preciso lembrar que pop art é produzida até hoje!! E em quadros tb!

  3. Yes, yes, yes to the Pop Art.
    Like Beatles and Rockstars in Pop Art style and its thousand of colours.
    Por Art forever, friends.

  4. super informativo, eu nem sabia desse cara… quando li o titulo do post, eu “andy quem” . Mas qdo comecei a ver as imagens percebi que ja tinha visto em algum lugar.

  5. esse site diz muito bem o que é o pop arte(quem faz parte,..), e com isso fica mais fácil o entendimento dos textos para realizar meus trabalhos e de tantos outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s