Filme Dúvida

Ouvi um monte de gente falando mal desse filme, que ele era muito paradão, muito chato e tal. De fato é paradão, mas está anos luz de ser chato, de fato, é excelente. Eu adoro filmes que tenham uma grande dose de diálogos fortes, tipo Closer e meninamá.com, no qual os envolvidos nos diálogos sabem argumentar muito bem, e esse filme é exatamente assim.

O filme se passa numa igreja (que também é escola) em 1964 e o padre dessa paróquia é acusado pela freira de ter abusado de um menino. Vejam o trailer, que transmite bem a essência dessa produção.

Mas a qualidade de Dúvida não está só nos diálogos, está presente também em sua temática. É um filme que faz uma grande abordagem sobre o tema da dúvida. E essa abordagem fica mais poderosa porque o espectador também fica em dúvida, sem saber se acredita na freira Aloysius ou no padre Flynn, lembrando bastante, nesse aspecto, ao livro Dom Casmurro.

Claro que filmes que se apoiam no diálogo são obrigados a ter boas atuações para funcionar, o que é caso dessa produção, no qual 4 atores foram indicados ao Oscar. Levando-se em conta que só 4 personagens realmente participam do filme, isso quer dizer muita coisa.

Isso que eu nem mencionei a fotografia, bem fria, combinando com o ambiente que o filme se passa. Filmaço.

Anúncios

11 comentários sobre “Filme Dúvida

  1. Tô doida prá ver esse filme! Gosto muito de filmes que tem bastante diálogos, tipo Before Sunrise / Before Sunset. E este, com Hoffman e a Meryl Strepp com certeza deve ser fuderoso! :o)

  2. Ouvi o contrário, só ouvi falar bem desse filme…rs.

    É mesmo um filme delicioso, que mantém um certo suspense, mesmo sem ser filme de suspense. É um filme de adulto. E há cenas tão fantásticas, tão incríveis. Acho que a melhor sem sombra de dúvida é a conversa com a mãe do garoto. Quantas mudanças de expressão e tons temos ali. E quantos elementos ganhamos.
    Dúvida não é um filme sobre a verdade ou a mentira, é sim um filme sobre a sombra que paira em certos pensamentos. Apesar de tudo, de todas as evidências a certeza não passa de algo em nossas mentes.

  3. Tava super empolgado pra ver esse filme, mas ae a galera toda veio caindo emcima como tu disse e perdi a instiga. Agora vou assistir! E o Seymour Hoffman eh foda mesmo.

  4. Que filmezinho chatinho.

    Me falaram que era bom, pelo elenco fiquei curiosa e baixei, ainda bem q não paguei p/ assistir senão cortava os pulsos… Quanto pensei q fosse começar o filme, ter alguma coisa por trás, algo inusitado, o filme acaba =/ …decepção…

  5. Assisti recentemente, minha mãe detestou pois “o final não explica quem tá certo!”.
    Mas ESSE é o grande barato do filme, e também o que mais achei GENIAL na proposta: passar para o expectador toda a angústia de ficar na DÚVIDA!
    Porém, o público em geral está acostumado com filme tipo “novela da globo”, onde toooodo mundo já adivinha o final desde o primeiro capítulo, rsrsrs…
    De fato, não é um filme para qualquer um.

  6. Esse filme não é para qualquer um assistir, é um filme para espectadores que realmente pensam (ou forçam a pensar), para quem não gosta de usar a mente ou está acustumada com as novelinhas da rede Globo e com os filmes comerciais americanos de Shopping Center, realmente vão detestar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s