Cavalo de Fogo e indagações

Quem não curtia esse ótimo desenho que passava no SBT? A série tinha todo um clima de fantasia, todo um mundo próprio, fora que todo o mistério sobre aquele universo é explicado aos poucos, em flashbacks. Alguns episódios eram até meio soturnos pra crianças, tão soturnos quanto o filme História sem fim.

E ainda tinha a abertura, totalmente megachiclete!!! Vocês por acaso já viram a versão rock ‘n roll dela? Se não viu, pare tudo e escute, é o máximo!!! Muito bem feita!!!

Cult total, e não é só eu que penso assim, leiam as opiniões da galera no IMDB.

Graças a Internet acabei descobrindo o porquê desse desenho repetir taaaaaaanto: eram só 13 episódios, e olha que eu achava que era uns 30 pelo menos. Vai entender porque teve tão pouco. De certo alguém rogou uma praga que fez quase todos os desenhos bons dos anos 80 ficarem com poucos episódios, só pode ter sido isso.

Dizem as más línguas que Hannah Montana foi levemente baseada em Cavalo de Fogo, veja bem, uma garota do campo que no início da adolescência (13 anos) vive uma vida dupla entre o melhor de dois mundos. Produtores de Hannah Montana: qualquer semelhança é mera coincidência.

Um dado interessante é que assim como Caverna do Dragão, esse desenho simplesmente não tem um final. Não foi o SBT que foi sacana e nunca exibiu, não tem mesmo. Agora uma coisa eu não entendo: porque no caso desse desenho não foram inventadas teorias mirabolantes sobre o final ? Sei lá, algo do tipo que a Sara usava alguma droga natural com a amiga índia dela e via cavalos falantes, ou ainda que ela tava morta porque andou em alguma montanha russa e acabou indo pra um limbo cheio de cavalo falante, e a Diabolyn na realidade era boa e queria abrir os olhos dela mas o Brutus sempre atrapalhava, whatever. Cadê a imaginação da galera pra esse desenho ?! Porque só Caverna do Dragão mereceu final alternativo?


Diabolyn, malvada fashion. Como nunca fizeram um cosplay dessa mulher?

Por sinal, outra coisa que nunca entenderei também é o que tinha na cabeça do estúdio Hanna Barbera quando inventou esse desenho, porque OK, a idéia foi mega bem executada, mas a princípio a sinopse parece muito idiota. Imagino que tenha sido assim o diálogo na hora da criação:

William Hanna: Ei Joe, tô vendo que a gente só tem desenho de comédia, tipo Flinstones e Jetsons, temos que fazer uma aventura pra diversificar.
Joseph Barbera: Tem razão Will, olha só o sucesso de He-Man e Thundercats por exemplo, esse tipo de seriado tá fazendo o maior sucesso mesmo.
William Hanna: Te falei. Mas o que a gente pode criar que seja diferente e que não pareça uma mera cópia sem imaginação?
Joseph Barbera: Deixa eu pensar … que tu acha de um desenho com cavalos falantes?
William Hanna: Tá louco, isso não faz sentido nenhum.
Joseph Barbera: Claro que faz, pensa comigo: os Ursinhos Carinhosos fazem sucesso, e são simplesmente ursos falantes com desenhos na barriga que moram em nuvens fofas do céu. Tipo, se for legal, todo mundo compra a idéia, por mais absurda que seja.
William Hanna: Hum, olhando por esse prisma, não parece tão ruim. Mas vamos colocar uma protagonista loira, pode ser? É que deu sorte em She-Ra né, olha como She-Ra é uma série longa, e ela voava num cavalo também.
Joseph Barbera: Tá, tudo bem. Mas o cavalo principal pode ser roxo?
William Hanna: Mas por quê?
Joseph Barbera: Só porque eu gosto da cor.
William Hanna: Ah tá, pode sim. Chama os desenhistas e roteiristas, vamos começar logo!

PS: Post em homenagem as minhas amigas Daiane e Jamile, assim como eu, fãs incondicionais de Cavalo de Fogo.

17 comentários sobre “Cavalo de Fogo e indagações

  1. Weeeee 😀 Eu te falei pra entrar na formatura com a trilha do cavalo de fogo!!
    Pois é, sabe que me deu vontade de assistir de novo? Enquanto eu não tenho como assistir, vou cantando a música na cabeça…

    “No meu sonho eu já vivi um lindo conto infantil
    Tudo era magia
    Era um mundo fora do meu
    E ao chegar desse sooooooonho acordei
    Foi quando correndo eu vi
    Um Cáávalo de fogo ali

    Que tocou meu coração
    Quando me disse então
    Que um dia raííííiiiiiiiiinha eu seria
    Se com a maldade pudesse acabar
    E o mundo dos sonhos pudéééésseeee chegarrrr”

    Beijos minha nerd favorita!!!

  2. Realmente lembro de ter visto vários episódios repetidos, mas só 13??? Nunca pensei!
    Acho que até hoje ainda grito “Cavalo de Fogo!!!” E o nome nem era Cavalo de Fogo, né? Wildfire é tipo o selvagem da motocicleta.

    Ah boas lembranças do Cavalo de Fogo.

  3. Quem é que se lembra do nome do duende que, para adivinharem seu nome, deveria matar a seguinte charada: “Meu nome está em todos os lugares onde eu naõ estou”…. bom , acho que era mais ou menos assim a charada….
    Outra coisa: eu tinha medo dos spectros… será que era só eu???? 3 cabeças de demonios voando… credo…..
    e o Duido??? alguem se lembra??

  4. Muito boa a conversa dos roteiristas! Agora que tu falou, não consigo imaginar que seria diferente disso O.o

    Me acrescenta na lista de fãs, hahahaha XD

    Descobri esses dias que são 13 episódios. Não parece, mesmo!

    Faz um cospley de Diabolyn! Sério! Ia ficar muito tri!!! 😀
    Principalmente se for daquele episódio que a Diabolyn é rainha por um dia XD

    Beijo!

  5. Também não acreditei agora que são só 13 episódios!
    :-O
    Agora, entrar na formatura com a trilha… A tia que canta não dá uma desafinada no meio da música não?
    Bah, Cavalo de Fogo me lembrou o programa da Mara Maravilha. Credo, que velhice a minha.

  6. Bah, esse desenho eu não gostava muito… O cavalo não era de fogo!! E teve um episódio muito retardado que tratava sobre a travessia de uma ponte… Levaram o episódio inteiro pra descobrir que era melhor deixar uma carruagem passar pra depois liberar a ponte do que jogar ela na água pra abrir passagem 😦 Eita.

    E… só 13 episódios? 😮

  7. pro victor, esse era o episódio mais marcante mesmo… o nome do duende era tinbrenankragsistan. eu NUNCA vou esquecer do nome desse duende maldito hahaha

  8. Bom,porque ninguem inventa um final pro cavalo de fogo?Acho que cada um poderia criar o seu proprio final pro desenho, aposto que todos ficariam legais e cavalo de fogo teria finais alternativos todos criados pelos seus fãs.

  9. Pow, demais esse desenho, nó, lembrar o nome do duende foi demais, eu nunca lembraria. Na minha opinião merece um live action, se eu fosse cheio da nota pagaria do próprio bolso, faria um Cavalo de fogo com crina de fogo mesmo, ficaria demais. Saudades dos velhos tempos!

Deixe um comentário

