Livros de história para não historiadores

Eu sempre gostei de História. É como cinema na vida real. Mas tinha uma coisa que eu nunca gostava: no colégio pelo menos, e especialmente em cursinhos pré-vestibulares, a história é sempre ensinada como fato e consequência, com um distanciamento do lado pessoal das entidades envolvidas, afinal, não interessa se Dom João gostava de comer asinhas de galinha com manteiga, interessa é se ele modernizou o Brasil, as consequencias de suas decisões, etc.

História ensinada assim não me encanta, porque se perde o fator cinematográfico e tudo se transforma numa sucessão de fatos e datas que somos obrigados a decorar na escola.

Eu já tentei ler livros mais aprofundados sobre História do Mundo. Por exemplo, já tentei ler livros de Eric Hobsbawn. Tentei, porque nunca passei de 50 páginas. Pra mim, são livros de historiador profissional, eu sou historiadora de fim de semana, que gosta de história como estória.

E é por isso que eu gosto tanto dos livros 1808 sobre a vinda da família real para o Brasil, quanto o 1822 sobre a Indepêndencia, ambos escritos por Laurentino Gomes, que talvez por ser jornalista, e não historiador, consiga fazer livros mais agradáveis de ler. Agradáveis não (só) por serem mais fáceis, mas por se aprofundarem na vida dos personagens, por tentarem descrever a personalidade dos reis, príncipes e demais envolvidos, e como isso afetou e influenciou em suas decisões.

Livros escolares sempre me passam a ideia que não importa muito quem está no poder, só os acontecimentos, que Dom João, Dom Pedro I e Dom Pedro II tem personalidades parecidas e só muda a época de reinado. Que se tivessem personalidades diferentes, isso pouco afetaria os rumos da história, pensamento completamente equivocado.

E só com um livro desses eu descobriria que a Imperatriz Leopoldina era nerd! Não gosto muito de samba ou carnaval e não torço por nenhuma escola de samba, mas se for pra torcer, é Imperatriz Leopoldinense na cabeça : P

2 comentários sobre “Livros de história para não historiadores

Deixe um comentário

